TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nanotecnologia

Pesquisas Acadêmicas: A Nanotecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo Digital Nanotecnologia

Nosso trabalho será sobre a nanotecnologia presente na medicina. Utilizando a técnica de stop motion.

Introdução: Hoje iremos falar de uma tecnologia que já faz parte da vida das pessoas há muito tempo: a nanotecnologia. Ela está presente em muitos componentes eletrônicos, desde computadores até aparelhos da medicina e outros tantos itens que possuem alta tecnologia.

Conteúdo:

O que é nanômetro?

É uma medida, assim como o centímetro, o metro o quilometro agora vamos apresentar o nanômetro. O nanômetro equivale a um bilionésimo do metro. É muito fácil de entender é só comparar o tamanho de uma bola de futebol com o tamanho da Lua.

Através desta comparação fica claro por que da alta complexidade de trabalhar com está medida.

Como começou a nanotecnologia?

A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver.

Nanotecnologia na medicina:

Contraste:

As nanopartículas são desenvolvidas para funcionarem como mísseis teleguiados, que rumam em direção a um tumor e se fixam especificamente ao redor de células tumorais. Por serem pequenas e funcionalizadas, há menor risco de que acabem abrangendo também as células saudáveis. Carregam consigo marcadores que agem como contraste e permitem que o tumor seja localizado por meio de técnicas de ressonância magnética.

Sensores:

Um dos projetos desenvolvidos pelo IFSC em parceria com o Instituto do Coração (Incor) é monitorar o nível de uma proteína chamada troponina que é produzida e liberada quando há risco de infarto. Para isso, são criados biossensores feitos a partir de nanopartículas que detectam níveis muito pequenos e precisos da troponina no sangue de um paciente, assim como se houve aumento na variação desses mesmos níveis que alertem para um risco de infarto. O mesmo pode ser aplicado para exames de diabetes e de anticorpos produzidos por doenças específicas.

Materiais:

A maior parte das nanoestruturas é desenvolvida com metais como ouro, prata, platina, carbono e polímeros naturais.

Um exemplo distinguindo a nanomedicina da medicina convencional:

Por ser muito pequena, uma nanopartícula quimioterápica pode se infiltrar melhor dentro de uma célula cancerígena, fazendo não só com que o contato com esse tumor seja maior (já que a nanopartícula tem maior área superficial específica), mas com que o tratamento seja mais localizado, evitando que o quimioterápico atinja muitas células vizinhas que são saudáveis.

Alguns fatos sobre a nanotecnologia na medicina

Antes de mais nada, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com