A Origem Da Contabilidade
Casos: A Origem Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nasousa • 24/3/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
1 ORIGEM DA CONTABILIDADE E SEUS PRINCIPIOS
A origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. A prática do comércio não era exclusiva, era exercida nas principais cidades da Antiguidade, porém, foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Quando surgiram as primeiras administrações particulares, apareceu então, a necessidade de controlar, que não poderia ser feito sem o registro. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo, e o seu objetivo é o Patrimônio das Entidades.
São Princípios de Contabilidade:
1)Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.
2)Continuidade: Entidade continuará em operação no futuro, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
3)Oportunidade: Processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
4) Registro pelo valor original: Determinam que os componentes do patrimônio devam ser registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
5) Atualização Monetária: Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
6) Competência: Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
7) Prudência: Determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio Líquido.
2 LIVROS CONTÁBEIS
Livro Diário: Registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.
Livro Razão: Registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contas que compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.
Livro Caixa: Registra as entradas e saídas de numerário. Os registros devem ser efetuados em ordem cronológica e, por isso, pode ser utilizado como auxiliar do Livro Diário, devendo, nesse caso, atender a todas as formalidades exigidas.
Livro Contas-Correntes: É o livro auxiliar do razão, serve para controlar as contas que representam direitos e obrigações pra empresa.
...