TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDRA BRUTA

Artigos Científicos: A PEDRA BRUTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

A PEDRA BRUTA

Vamos entender o significado das palavras: Pedra – Corpo duro e sólido, da natureza das rochas, empregado especialmente na construção de edifícios, Bruta – Que não foi trabalhada.

Pedras é um termo genérico do reino mineral. São riquíssimos em significados, já que elas são consideradas por todas as tradições como a expressão terrestre das energias celestes.

Na Maçonaria as pedras têm um simbolismo construtivo era de trabalhadores de canteiros, trabalhadores e forjadores de templos que eram construídos em pedras.

A pedra é o objeto do trabalho inicial de qualquer construção. Cada pedra é única e liberta-se da sua forma tosca através de um árduo trabalho de aperfeiçoamento, polindo as suas faces, alisando as suas arestas, para que possa ser uma das peças do edifício. Esse trabalho de aperfeiçoamento não dilui a sua individualidade, pois consoante a matéria que a constitui terá um papel diferente no edifício construído.

A Pedra Bruta pode ser comparada à “Rocha Mãe”, termo que designa do ponto de vista pedológico (Pedologia, do grego pedon (solo, terra), é o nome dado ao estudo dos solos no seu ambiente natural), a rocha bruta que serve de base para a transformação do solo. A “Rocha Mãe”, por virtude de vários tipos de ações, vai se fragmentando em pedaços toscos bem menores, que se vão modificando, refinando e polindo até que o pedaço do pedaço possa construir um solo fértil onde germinem as sementes.

Também há pedras de diferentes materiais e o trabalhar da Pedra Bruta também significa aprender a conjugar os diferentes tipos de materiais no verbo “construir”.

Cada Maçom é considerado como uma das pedras que compõem o Templo, e cada uma dessas pedras representa o Templo todo. Os Obreiros há de polir cada um a sua pedra, pois basta apenas procurar sua perfeição, construindo seu Templo interno e encontrando sua própria essência.

A Pedra Bruta é o símbolo das imperfeições do espírito que o Maçom deve procurar corrigir. Não porque se menospreze, considerando-se imperfeito, mas porque ambiciona a uma perfeição. Essa perfeição não é apenas a Pedra Polida, mas também a participação dessa pedra na construção do Templo.

A superfície de Pedra Bruta é rugosa e áspera. A Luz, ao incidir numa superfície deste tipo é absorvida, assim como o Aprendiz ainda não reflete a Luz que recebe da Maçonaria. Apenas quando a Pedra Bruta é trabalhada, transformando-se em Pedra Polida, as suas faces lisas passam a refletir a luz que nela incide.

Por tanto, pode-se afirmar a quem esta disposto a trabalhar a bem de todos que a Maçonaria esta aberta para os valentes, que estão dispostos a desbastar a Pedra Bruta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com