TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pele Como Um Orgão

Ensaios: A Pele Como Um Orgão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 5

A PELE COMO UM ÓRGÃO

A pele (tegumento) é o maior orgão do corpo e, juntamente com seus órgãos anexos(pêlos, glândulas e unhas), constitui o sistema tegumentar. Em certas áreas do corpo, apresenta ou metabólicas. Atuando como uma interface dinâmica entre o ambiente externo, que continuamente apresenta mudanças, e o ambiente interno do corpo, a pele ajuda a manter a homeostasia. Incluído nesse sistema estão os milhões de receptores sensitivos da pele e sua extensa rede vascular.

A pele é um órgão, já que consiste em vários tipos de tecidos que são estruturalmente organizados para funcionar em conjunto. É o maior órgão do corpo, cobrindo mais de 7.600 cm² no adulto médio, e ocupa aproximadamente 7% do peso do corpo de uma pessoa. A pele é de espessura variável, em média 1,5mm, e é mais espessa nas partes do corpo mais expostas ao uso e ao desgaste, como as plantas dos pés e as palmas da mão. Nessas áreas, tem aproximadamente 6mm de espessura. É mais fina nas pálpebras, genitais externos e membrana timpânica, onde tem aproximadamente 0,5 mr de espessura. Até mesmo sua aparência e textura variam da pele áspera, calosa que cobre os cotovelos e as juntas para as áreas finas sensíveis das pálpebras, papilas mamária e genitais externos.

A aparência geral da pele é clinicamente importante porque fornece indícios para certas disfunções do corpo. Pele pálida pode indicar choque, enquanto pele avermelhada, molhada e quente pode indicar febre e infecção. Uma erupção cutânea pode indicar alergia ou infecções locais. Texturas anormais da pele podem resultar de problemas glandulares ou nutricionais. Unhas corroídas pode ser um sinal de problemas emocionais.

EPIDERME

A epiderme. a camada superficial e protetora da pele, é formada por epitélio estratificado pavimentoso que varia de 0,007 a 0,12 mm de espessura. Todas as camadas, menos as mais profundas, são compostas de células mortas. Quatro ou cinco camadas podem estar presentes, dependendo do local onde a epiderme se encontra. A epiderme das palmas das mãos e das plantas dos pés tem cinco camadas porque estas áreas são mais expostas ao atrito; em todas as outras áreas do corpo, a epiderme só tem quatro camadas. Os nomes e as características das camadas da epiderme são os seguintes.

1. Camada basal. A camada basal (estrato basal) consiste em uma única camada de células em contato com a derme. Quatro tipos de células compõe a camada basal: queratinócito, melanócitos, células tácteis( células de Merkel) e dentrócitos granulares não pigmentados (células de Langerhans).Com exceção das células táteis, essas células estão constantemente para renovar a epiderme. Normalmente leva 6 a 8 semanas para as células se deslocarem da camada basal até a superfície da pele.

Queratinócitos são células especializadas que produzem a proteína queratina, que fortalece e impermeabiliza a pele.

Melanócitos são células epitaliais especializadas que sintetizam o pigmento melanina que proporciona uma barreira protetora contra a radiação ultravioleta da luz solar.

Células táteis são escassas quando comparadas com os queratinócitos e melanócitos. Essas células receptoras de sensibilidade ajudam na recepção tátil (tato).

Dendrócitos granulares não pigmentados estão dispersos ao longo da membrana basal e são células macrófagicas protetoras que englobam as bactérias e outros resíduos estranhos.

2. Camada espinhosa. A camada espinhosa contém algumas camadas de células. Já que há limitadas mitoses na camada espinhosa, esta camada e a basal são em conjunto de chamadas de camada germinativa.

3. Camada granulosa. A camada granulosa consiste apenas em três ou quatro camadas de células achatadas, células estas que contém grânulos cheios com ceratoialina, um precursor químico da queratina.

4. Camada lúcida. Os núcleos, organelas e membranas celulares não estão mais visíveis nas células da camada lúcida e histologicamente esta camada aparece clara. Existe apenas nos lábios na pele mais espessa das plantas dos pés e das palmas das mãos.

5. Camada córnea. A camada córnea está composta de 25 a 30 camadas de células achatadas semelhantes a escamas Milhares dessas células mortas desprendem-se da superfície da pele todos os dias, apenas para serem substituídas por novas células das camadas mais profundas. Essa camada superficial e cornificada é a camada que realmente protege a pele.

COLORAÇÃO DA PELE

A cor normal da pele é a expressão de uma combinação de três pigmentos: melanina, caroteno e hemoglobina. Melanina é um pigmento-marrom preto produzido nos melanócitos da camada basal. Todos os indivíduos de estaturas semelhantes têm aproximadamente o mesmo número de melanócitos, mas a quantia de melanina produzida e a distribuição da melanina determina as variações raciais na cor da pele, como negro, mulato, amarelo e branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com