A Prática de Ensino em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Por: jheff_freitas • 17/5/2021 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Nome: Jefferson Clay Marreiros de Freitas.
RGM: 23176900
Polo: Breves
Unidade III - O Ensino de Ciências por meio da Atividade Prática e de Campo
Na história da educação brasileira o ensino tradicional destaca-se por fazer parte o projeto educacional de nosso país, nesse sentido, as aulas desenvolvidas nesse modelo de educação eram e são pautadas em práticas educativas rígidas, com organização vertical, onde o professor detém o saber e apenas repassa para os estuantes. Nesse contexto de inércia, a aproximação com a experiência, com o material concreto, com a prática científica e investigativa não tem espaço, assim, os estudantes perdem a oportunidade de vivenciar a produção de conhecimento de forma ativa e dinâmica.
Diante disso, vemos a necessidade de a escola como um todo, proporcionar condições para que os estudantes possam ter acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica, como é afirmado na Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, temos a clareza de que a maioria das escolas de nosso país não dispõem de laboratórios ou salas com equipamentos que permitam a experimentação.
Apesar de sabermos das limitações de nossas escolas, temos o entendimento sobre as contribuições da realização de aulas práticas, principalmente em laboratórios, nesse sentido, os professores de ciências necessitam desenvolver aulas e metodologias ativas, visando proporcionar experiências, experimentações, práticas e outras ações que possam estimular a produção de conhecimentos, habilidades e competências.
Nesse contexto, Sales e Silva (2010), afirmam que:
Na situação de ensino e aprendizagem, o conhecimento é transporto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e por causa dessa transposição didática deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado. (SALES; SILVA, 2010, p. 01).
Pelo que se percebe, o ensino da ciência necessita da prática, da experimentação, pois por meio dessas ações ativas os estudantes poderão, tem contato com diversos conteúdos, como meio ambiente, corpo humano, estrutura dos vegetais, dentre outros conhecimentos que a prática pode estimular a desenvolver.
REFERÊNCIAS
SALES, Dhalida Morganna Rodrigues de; SILVA, Flávia Pereira da Silva. Uso de atividades experimentais como estratégia de ensino de ciências. SENAC, 2010.
...