A Prevenção de Doenças
Por: Thamires Paes • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
SENAC
THAMIRES PAES
Prevenção de doenças
Infectocontagiosas e campanhas de imunizações
Senac Curitiba
2016
Doenças infectocontagiosas são doenças transmitidas através de um agente transmissor, geralmente por vírus e bactérias. A contaminação ocorre quando um indivíduo doente para o outro. Por vias de transmissão são oral-fecal (alimento e agua contaminada), via-respiratória (secreção), contato (mãos, toque) e ato sexual.
Melhor maneira para se prevenir as doenças, é através da higiene adequada como lavar sempre as mãos, utilizar álcool em gel e em casos de ato sexual camisinhas, e também podemos dizer com vacinação.
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, é muito melhor é mais fácil prevenir uma enfermidade do que trata-la, e é isso que as vacinas fazem. No Brasil, existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Em 40 anos de existência, o PNI se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo e vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. São oferecidos, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas.
É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês.
É importante também destacar, que as empresas também fazem campanhas de vacinação. Para proteger seus funcionários de qualquer tipo de doença, e ter uma qualidade de vida melhor.
...