A Primeira Em Sustentabilidade
Ensaios: A Primeira Em Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Legon • 27/3/2014 • 814 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
A primeira em sustentabilidade
O esforço da Philips em desenvolver suas atividades de modo sustentável é reconhecido com a mais alta qualificação no mercado de serviços e de bens de consumo. A empresa ocupa, há dois anos, o 1° lugar no Índice Mundial de Desenvolvimento Auto-Sustentável Dow Jones (DJSI) entre companhias de produtos eletrônicos, bens de lazer, materiais de construção, vestuário e transporte aéreo.
O DJSI cobre as 2500 maiores empresas do Índice
Dow Jones Global. Somente 10% delas são selecionadas para integrar o “DJSI World”, de acordo com critérios econômicos, ambientais e sociais. Em 2004, a Philips foi reconhecida por ter fortalecido sua política auto-sustentável, gerenciando de forma vertical todas as unidades de negócios. Também foi apontado o progresso do programa de ações de responsabilidade ambiental EcoVision 2002-2005.
A Philips integra o Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Auto-sustentável (WBCSD) desde 1993. São mais de 170 empresas, de 35 países, que dividem o comprometimento em desenvolver soluções baseadas em três pilares: crescimento econômico, equilíbrio ecológico e progresso social.
A Philips foi avaliada com base em 10 parâmetros econômicos, 6 ambientais e 10 sociais. Cada empresa analisada recebe a pontuação de auto-sustentabilidade dentro das três áreas principais e são classificadas de acordo com seu grupo setorial. Em seu setor, a Philips obteve a maior pontuação em liderança empresarial e sistemas de medição, e obteve a pontuação máxima (100 %) por seu relatório ambiental, 92% por sua política ambiental e 95% pela administração de produto.
A Philips também obteve resultados acima da média em cidadania empresarial e responsabilidade social, práticas de trabalho e capital humano. “Como acreditamos que os negócios auto-sustentáveis têm de satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras, passamos a considerar a integração dos princípios econômicos, sociais e ambientais como prioridade de nossos objetivos empresariais. Estas não são apenas palavras bonitas. Trata-se também de um ótimo negócio”, afirmou Arthur van der Poel, Chairman do Board para Desenvolvimento Auto-Sustentável da Philips.
A Philips e a sustentabilidade
Resultados
O ano de 2004 foi de grande progresso para a Philips. O foco na performance operacional e no gerenciamento de custos gerou um aumento considerável em benefícios financeiros, proporcionando retorno de bens excedentes sobre o custo de capital. O foco da Philips em inovação cria uma sólida base para o crescimento de todas as suas divisões.
Em 2004, as vendas da Philips aumentaram 4%, nominalmente, em relação ao ano anterior, totalizando 30,3 bilhões de euros. As vendas na América Latina totalizaram 1.513 bilhões de euros. Os gastos da empresa com pesquisa e desenvolvimento representam 8,4% das vendas, somando um valor superior a 2,5 bilhões de euros em 2004. Apesar de um investimento ligeiramente inferior em relação ao ano de 2003, foram criadas 3.065 novas patentes pela Philips, superando o número criado no ano anterior. Ao todo, a Philips possui mais de 115 mil patentes.
Econômica em milhões de Euros por % de vendas
Investimento total em pesquisa e desenvolvimento Philips Mundial
Distribuição dos benefícios econômicos em 2004
Philips Mundial
Funcionários: salários/previdência 7.115
Fornecedores: bens/serviços 20.155
Acionistas: dividendos 460
Governo: imposto de renda: 358
Provedores de capital:
...