A Pré-escola Vista Pelas Crianças
Ensaios: A Pré-escola Vista Pelas Crianças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lyscampos • 8/3/2015 • 414 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Para realizar esta atividade, leia o artigo da pesquisadora Rosimeire Costa de Andrade Cruz (UFC), intitulado A Pré-escola vista pelas crianças, que se encontra disponível em: <Matéria Complementar>
1) O que pensam as professoras, as crianças e suas famílias sobre a pré-escola?
2) Quais ideias apresentadas no discurso desses agentes vão ao encontro da afirmação de que, na pré-escola, as crianças devem aprender brincando? Quais afirmações vão na contramão da qualidade social do ensino na pré-escola, feita por esses agentes? (Professoras, crianças e famílias)?
Coloque suas considerações no Portfólio.
1-) O que pensam as professoras, as crianças e suas famílias sobre a pré- escola?
É triste saber que este tipo de ensino é realidade em várias instituições, onde a criança só tem obrigação e a diversão onde fica? Os professores e em minha opinião desqualificados (ou seria regras da escola?) que acreditam que na escola a criança apenas tem que fazer tarefas, por estarem certos de que esse é o unico meio de aprendizagem. Apesar de que os pais parecem ter o mesmo pensamento arcaico, por concordar seriamente com esse método de ensino da instituição em que matricularam seus filhos. Adultos! No olhar infantil, a escola é praticamente um castigo, todo dia a mesma coisa: lição, lição e mais lição. E o medo se não fizer? Vai para o "cantinho do castigo" e ainda corre o risco de apanhar quando chegar a sua casa. Acabam fazendo por obrigação e não com vontade, e por conta disso pode não sair com o resultado esperado.
2-) Quais ideias apresentadas no discurso desses agentes vão ao encontro da afirmação de que, na pré-escolar, as crianças devem aprender brincando? Quais afirmações vão à contramão da qualidade social do ensino na pré-escola, feita por esses agentes? (Professoras, crianças e famílias).
É possível sim aprender brincando e até com resultado satisfatório, a criança vai ter prazer em cumpri-lo e possivelmente serão feitos com mais qualidade. Apesar de muitos adultos se negarem a ouvir as crianças, convictos de que sabem o que é melhor para a criança, mas fala-se sobre criança e não com crianças. Quem melhor para entender os desejos das crianças se não ela mesma? Claro que dentro de uma sala de aula deve ter regras, é importante a disciplina, porém não há necessidade de ser tão rigoroso ao ponto de ser rejeitado pelas crianças da forma descrita no estudo. A criança quer aprender, quer ir para a escola, mas quer brincar, quer aprender brincando.
...