A Psicodiagnóstico
Por: Brenna Sousa • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
NOME: Marina Studart de Alencar
Idade: 37 anos
Tempo de Atuação: 5 anos
Pacientes semanais: 30
Abordagem: Cognitiva
Fortaleza dezesseis de abril de dois mil e dezoito, presente trabalho da disciplina mostra uma parte da trajetória da profissional de psicologia formada a 5 anos como psicóloga clínica e hospitalar onde sua abordagem escolhida e cognitiva, pois na entrevista ela diz que a psicologia hospitalar e algo que lhe completa, relata que não encontrou dificuldade em sua atuação, pois disse amar o que faz, relatou que desde de pequena já sabia que queria ser psicóloga. Hoje ela tem sua clínica própria onde disse atender 30 pacientes semanais e também trabalha em um hospital no setor oncológico cuidando de paciente em tratamento de câncer.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PSICOLOGA
“ Desde pequena tinha essa vontade de ser psicóloga, e isso no decorrer da faculdade foi sendo reforçado em mim sou psicóloga com abordagem cognitiva, mas não deixei de percorrer outras áreas para conhecer e ver se era algo que eu poderia gostar também”
“Hoje tenho uma boa demanda de pacientes semanais 30, isso e algo que preciso dar uma diminuída, até mesmo porque temos que nos cuidar, para poder cuidarmos dos outros”
O atendimento clínico em consultórios e a atuação profissional desejada pelos alunos que iniciam o curso de psicologia, também pelos profissionais já formados que buscam uma nova área de atuação. Contudo, estes autores igualmente afirmam serem ainda insuficientes os dados para se ter uma compreensão aprofundada de tal “fascínio”
(Magalhães ,Straliotto , Keller e gomes 2001, pg2)
Consegui perceber total dedicação no trabalho da profissional, ela fala com tanto amor por cada atendimento clínico e hospitalar, fala com tanta dedicação da sua abordagem cognitiva e gosta muito do lúdico. Da para ver nos seus olhos a felicidade que ela tem em ser essa profissional que se tornou.
ARCABOUÇOS TERAPÊUTICO
“É algo que temos que ter muito cuidado, sabemos que as redes sociais estão aí (Instagram), as vezes coloca algo que você ganhou do paciente, será que você não vai expor esse paciente, as vezes e do humano a gente querer fazer isso”
“ O código de ética esta ai para mostrar para a gente, porque você lhe dar com um bem mais precioso de uma pessoa que e o seu interno, que muitas vezes você está lidando com momentos que não são fáceis, ai você expor esse paciente dessa forma, então e algo que eu procuro preservar de todas as formas”
“Art 9. É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio de confidencialidade, intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenho acesso no exercício profissional. “
“ transforma confiança inicial numa eterna admiração e gratidão seria como substituir uma doença por uma toxicologia.”
Percebe quê o sigilo ele vai além do que passa os procedimentos é um cuidado com o paciente, aquele paciente esta ali pondo total confiança no terapeuta, para mim a quebra de sigilo ela é mais que uma falha profissional é o caráter de destruir a cofiança do paciente.
Codigo de etica, 2005, cartas ao jovem terapeuta, vocação profissional
DESAFIOS
“ Fiquei seis meses como voluntaria no Nami, quando você e voluntaria a parte da supervisão e um pouco diferente, as vezes você passa 1 a 2 meses para ter aquela supervisão, e fui vendo que eu estava indo pelo caminho certo, a gente dá com o subjetivo não temos como ter certezas e algo que acompanha a gente”.
...