A Psicogerontologia
Por: myouthisyour • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 89 Visualizações
Com o envelhecimento da população brasileira e a tendência da inversão da pirâmide etária é necessário darmos mais atenção para os idosos, é preciso implantar sistemas que garantam verdadeiramente a segurança aos mais pobres e vulneráveis, já temos o Estatuto do Idoso (Estatuto do idoso, lei federal nº 10.741,2003.) que garantem uma série de direitos sociais aos idosos, mas infelizmente nossas carências são enormes em relação ao mesmo, ainda falta muito para tê-lo colocado totalmente em prática.
É possível observar as transformações sociais, biológicas, culturais, econômicas e demográficas, e assim com elas, também as mudanças nas relações familiares com o passar do tempo e dessa forma, faz-se necessário a reflexão de estratégias e orientações quanto a problemas procedentes do envelhecimento, pensando sempre no bem estar do idoso. Temos três indicadores de essencial conhecimento em relação a eles, são: na dinâmica familiar, na rede de apoio e nos direitos sociais.
A dinâmica familiar refere-se ao apoio intrafamiliar e ao apoio público. Toda a construção da integridade familiar envolve o desenvolvimento do sentido de mutualidade em manter o compromisso de longo tempo com as relações familiares durante a vida, e a maturidade filial, que se caracteriza como os filhos cuidarem dos pais e os ajudarem, enquanto os pais aceitarem receber ajuda dos filhos. O envelhecimento representa mudanças bio, psico e sociais e requer cuidado com o idoso, as adaptações a essas mudanças dependerão das relações afetivas desenvolvidas durante toda a vida com o idoso, assim é necessário pensar em estratégias de resolução de problemas familiares, visando o bem estar do idoso.
Já a rede de apoio/ suporte social refere às contribuições ao bem-estar de adultos e idosos, aos direitos relacionados ao trabalho, aposentadoria, saúde e lazer. Compreendido como um processo recíproco, a rede de apoio é uma das causadoras da maior longevidade da população idosa ao longo da sua vida, além de ser essencial para o aumento da confiança pessoal do idoso, consequentemente, o aumento da autoestima e a satisfação com a vida.
Os direitos sociais são os direitos básicos que garantem aos cidadãos a equiparação de igualdade de oportunidades, o direito da compreenderem como a família está organizada, chefia familiar, provisão econômica e a convivência familiar. Nesse contexto, há diversos direitos sociais que funcionam como estratégias para a resolução de eventuais problemas nas famílias com pessoas idosas, visando as condições de proteção ao bem estar do idoso. Declarados no Estatuto do Idoso (Estatuto do idoso, lei federal nº 10.741,2003.), os direitos fundamentais da pessoa idosa, como: direito à vida, direito à saúde, direito à alimentação, direito ao transporte, direito à cultura, esporte e lazer, direito à assistência social, direito ao trabalho, direito à cidadania, direito à previdência social, direito à liberdade, respeito e dignidade. Ademais de todos esses direitos mencionados acima, o Estatuto do Idoso também protege os mesmos contra maus tratos, abusos e crimes, por isso é necessário o conhecimento da sociedade a existência desse Estatuto, afim de proteger nossos idosos.
...