TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Republica

Pesquisas Acadêmicas: A Republica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

A República

No início da vida, para evitar a influência de maus hábitos, os filhos são tirados de suas mães já no momento do nascimento. Até os 10 anos, as crianças praticam atividades físicas e estudam música - essa como uma maneira de moldar seus sentimentos e caráter. Dos dezesseis aos vinte anos, estudavam religião, a partir do entendimento de que Deus está presente em tudo e é o principal fator de progresso de uma nação, para Platão, não é possível provar a existência de Deus, mas sua suposição só vem para o bem.

Conscientes de que o bem é, na verdade, o conhecimento do mal, os jovens estariam preparados para a primeira Grande Eliminação. Esse é o grande começo da real divisão na República platônica, onde os que não obtiverem bons resultados em testes práticos e teóricos seriam submetidos a trabalhos econômicos e operacionais, sendo designados como a classe de "guardiões" (ou "soldados"). Os que obtiveram bons resultados, tiveram mais dez anos de estudos e outro grande teste, desta vez, os que passassem poderiam unir-se à classe dos filósofos, dedicando-se ao estudo da filosofia e do mundo das idéias.

Depois de estudar a filosofia, aqueles que forem considerados aptos irão testar seus conhecimentos no mundo real, tendo que experimentar e observar tudo o que acontece na sociedade e lutar para conseguir comida e moradia.Aos cinqüenta anos, os que sobreviveram tornarão-se os governantes do Estado.

Todos terão oportunidades iguais, mas, serão designados para classes diferentes. Os governantes do Estado não terão nenhum privilégio, tendo só os bens necessários, serão vegetarianos e dormirão no mesmo lugar. A procriação será para fins eugênicos, o sexo não será apenas por prazer. Haverá defensores contra inimigos externos, os guardiões, homens fortes, dedicados à comunidade.

Como justificativa para sua teoria, Platão dizia que a justiça, naquela época, era nada mais do que um jogo de interesse, cujas regras eram criadas pelos governantes e fundamentadas em seus próprios interesses. Sendo assim, o que Platão fez foi criar um sistema que julgou ser justo e adequado à necessidade da sociedade naquela época, norteado pelas teorias que havia desenvolvido em seus estudos sobre a moral humana. A justiça é aqui entendida não como uma distribuição equânime da igualdade, como modernamente se entende, mas como a necessidade de que cada um reconheça o seu lugar na sociedade segundo a natureza das coisas e não tente ocupar o espaço que pertence a outro.

"enquanto

os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da

filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo

homem, e as cidades sofrerão os males".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com