A SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA
Por: Marcos Favaretto • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Sumário
PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA – PAW 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRICO 3
3. DEFINIÇÕES GERAIS 3
3.1. PLASMA 3
3.2. TOCHA DE SOLDAGEM 3
4. FUNCIONAMENTO 4
5. EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS 5
6. VANTAGENS 6
7. DESVANTAGENS 6
8. APICAÇÃO 6
PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA – PAW
- INTRODUÇÃO
A chamada soldagem por arco de plasma ou PAW (Plasma Are Welding) é um processo de soldagem onde, pelo aquecimento de um gás (geralmente o gás de amônia), gera – se um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho. Tal arco produz a coalescência do material de trabalho. Este gás é aquecido a ponto de se tornar plasma e o correr o processo de ionização, tal processo concede ao gás propriedades elétricas condutivas e permitindo assim, a coalescência do material com contato com a tocha de soldagem.
- HISTÓRICO
Este processo foi introduzido à indústria em 1964, com a fama de apresentar um melhor controle na realização do processo de soldagem ao mesmo tempo em que oferece um consumo de corrente elétrica menor.
- DEFINIÇÕES GERAIS
3.1. PLASMA
O plasma é o quarto estado da matéria, sua característica mais relevante para este processo é a sua alta capacidade de condução de corrente elétrica, decorrida do processo de ionização.
3.2. TOCHA DE SOLDAGEM
A tocha de soldagem é o equipamento que irá gerar o arco elétrico para que o processo seja realizado.
- FUNCIONAMENTO
O processo de soldagem por plasma possui um funcionamento bem simples. Para a realização deste processo, são utilizados dois gases, um que será ionizado e que será responsável por conduzir a corrente elétrica (geralmente o gás de Amônia) e o outro que servirá como proteção. O gás utilizado para conduzir a corrente parte do tanque para o bocal interno da tocha, onde o mesmo rodeia o eletrodo. Este gás é fornecido sob alta pressão e é altamente aquecido pela tocha (devido ao contato direto com a corrente elétrica), se dispondo, portanto, no estado de plasma. O gás que é utilizado como proteção parte do tanque e circula pelo bocal externo da tocha (também chamado de bocal de proteção), sobre as mesmas condições do gás em plasma. Sua função é isolar o jato de plasma do resto do material que será soldado, a fim de garantir uma melhor qualidade do resultado.
...