A Segurança da Aviação
Por: Estevan Andrade • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 982 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
A primeira preocupação de um usuário do transporte aéreo, em qualquer lugar do mundo, é saber se ele é seguro. As estatísticas mostram que sim, mas apesar de todos os cuidados os acidentes aeronáuticos continuam ocorrendo. No Brasil, a responsabilidade pela investigação de acidentes aeronáuticos é do SIPAER.
Elabore um texto de até 10 linhas, explanando sobre a importância da investigação SIPAER para a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos na aviação brasileira. (3,0 pontos)
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse “Trabalhos acadêmicos na Unisul”, disponível em http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos), e veja como realizar citações e referências.
A segurança é um fator primordial em qualquer área de atuação do ser humano, pois a negligência com esse fator pode se levar a grandes lesões e até mesmo a morte. Na aviação isso não é diferente, daí a importância do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) pois na aviação a segurança é elementar e a falta do mesmo implica em consequências que podem chegar a magnitudes gigantescas devido à grande quantidade de vidas e de famílias envolvidas em um único acidente aéreo. Além desse aspecto de vidas humanas, que por si só já se justifica toda a preocupação com a segurança da aviação, existe também o fator financeiro que também inclui consequências pesadíssimas devido aos elevados prejuízos.
Questão 2
A cultura de se julgar um Relatório de Prevenção como "deduragem" e a possibilidade de atribuição de culpa ou responsabilidade aos envolvidos na questão são fatores que inibem o envio de novos relatórios aos setores de segurança operacional das empresas.
Suponha que você seja o responsável pela área de segurança operacional de uma empresa aérea e resolveu promover uma mudança nessa cultura. Você levou o caso ao diretor da empresa e foi orientado a preparar um texto explicativo, com o objetivo de estimular os funcionários a preencherem um maior número de Relatórios de Prevenção.
Neste texto de até 15 linhas você deverá abordar o suporte da direção da empresa com relação às medidas de segurança e procurará desmistificar os receios com atribuição de culpa ou responsabilidade por parte dos relatores e setores envolvidos nos assuntos tratados nos Relatórios de Prevenção. (4,0 pontos)
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse “Trabalhos acadêmicos na Unisul”, disponível em http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos), e veja como realizar citações e referências.
A segurança na aviação é essencial pois o que está em jogo são vidas e a vida é algo sagrado.
O Relatório de Prevenção tem como única finalidade aumentar a segurança operacional. Algumas vezes podemos encontrar pessoas que ainda não tenham consciência da importância da segurança na aviação e essas pessoas necessitam ser identificadas para que essa consciência seja nelas despertada. Outras vezes podemos identificar situações ou objetos que também não contribuem para essa segurança que é essencial.
Quando qualquer pessoa identifica algum desses fatores de risco, a mesma deve imediatamente preencher um Relatório de Prevenção para que assim se possa evitar além de perdas materiais, evitar principalmente a perda de vidas.
O relator poderá se identificar ou não no ato do preenchimento, não havendo portanto motivos para não o fazer quando se identifica algum tipo de risco.
Questão 3
Registros históricos dão conta que os chineses no século XII utilizavam balões de ar quente para reverenciar os mortos e homenagear imperadores.
...