A Sistema Endócrino
Por: gdoguete • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
Sistema Endócrino
A endocrinologia tem sido definida classicamente como uma disciplina relacionada com as “secreções internas do corpo”.O conceito original – de que uma substância química chamada hormônio,liberada por tipo de células especializada,é conduzida pela circulação sanguínea. (Berne,Levy,Koeppen,Stanton,FISIOLOGIA.tradução da 5ºedição,p.765,2004)
O sistema endócrino é formado por diversas glandulas e tecidos , anda em conjunto com o sistema nervoso, tem como sua principal função regular e controlar nosso organismo,atuando no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
Os principais órgãos do sistema endócrino que produzem hormônios são:
[pic 1]
Figura 1 –Principais glândulas do sistema endócrinos http://www.efn.uncor.edu/departamentos/divbioeco/anatocom/Biologia/Los%20Sistemas/Endocrino.htm
HIPOTÁLAMO
O hipotálamo é uma estrutura que se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. Os corpos mamilares, túber cinéreo, infundíbulo e quiasma óptico são estruturas do hipotálamo.
O hipotálamo possui vias de ligação com todos os níveis do sistema límbico. Liga-se ao Sistema Nervoso e ao Sistema Endócrino, controlando a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo.
Representa cerca de 1% da massa total do encéfalo, ou seja, é um órgão muito pequeno, mas de importância indiscutível. Está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções. É composto por substância cinzenta, possuindo vários núcleos e os neurônios possuem receptores moleculares para os sinais químicos que estão circulando.
O hipotálamo está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária, produz ocitocina e hormônio antidiurético, que são armazenados pela hipófise.
(Por Fabiana Santos Gonçalves
As glândulas endócrinas são reguladas pelo sistema nervoso, e em especial pelo hipotálamo ou por outras glândulas endócrinas, criando um complexo e sensível mecanismo de interrelações neuroendócrinas .
HIPÓFISE OU GLÂNDULA PITUITÁRIA
A “glândula mestre”controla muitas outras glândulas andócrinas.
GLÂNDULA TIREÓIDE
Controla a taxa de metalolismo,incluindo manutenção do peso corpório,taxa de uso de energia e taxa de cardíaca.Diferentemente das
outras glândulas endócrinas,ela armazena seus hormônios.
GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS OU ADRENAIS
Seu córtex(camada externa)fabrica hormônios esteróides
GLÂNDULA PINEAL
ILHOTAS DE LANGERHANS (PÂNCREAS ENDÓCRINO)
GÔNADAS (gone = semente) (glândulas sexuais)
Hormonios :
Os hormônios transportam os dados químicos que controlam a taxa de funcionamento de glândulas e outros órgãos .Células produtoras de hormônios encontram-se em todo o corpo,muitas são agrupadas em grândulas,que têm funções especializadas,com a tireóide..(Parker,Prefácio por Winston,O Livro do Corpo Humano....)
Principais Hormônios
*Aldosterona é produzido pelo adrenais e sua função ajuda na regulação do equilíbrio do sal e da água através de sua retenção e da excreção do potássio.
*Hormônio antidiurético (vasopressina) é produzido pelo hipófise e sua função é faz com que os rins retenham água e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da pressão arterial.
*Corticosteróide é produzido pelo adrenais e sua função é produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ação antiinflamatória;
...