A Sociologia Weberiana E A Educação
Artigos Científicos: A Sociologia Weberiana E A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: remanescente • 7/10/2014 • 566 Palavras (3 Páginas) • 1.534 Visualizações
“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho
1)Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
R: Para Weber ainda nos dias de hoje muitos professores utilizam técnica habitual onde os alunos sentam enfileirados como robôs, e tem o dever de aprender de acordo com o que se cobra da sociedade, sem ter a oportunidade de protestar e expressar suas opiniões.
Muitas vezes os professores não se importam se o aluno aprendeu ou não, se preocupa só em passar conteúdos, não respeitando aqueles que têm dificuldades na aprendizagem. Weber diz que o bom professor é aquele que se comporta como um ambulante ensinando os alunos todos os conteúdos, dando oportunidade para questionar o que foi aplicado, para Weber, essa seria a educação carismática.
Weber critica o docente que se comporta como um rigoroso treinador de futebol que transmite os conteúdos e aplica pena sem que o aluno possa refletir e não dando oportunidade para o aluno expressar sua opinião, esse comportamento para Weber é chamado de pedagogia racional e burocrática.
2)Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
R: Segundo a teoria de Max Weber o professor deve estimular o aluno a pensar e abrindo espaço para questionamentos e trabalhando com métodos individualizados com aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. O professor adquire um papel fundamental para a formação do aluno, priorizando sua independência de ideia. Para Weber o espírito carismático pode ser o caminho para aqueles que querem o livre-arbítrio, ele compara o livre-arbítrio como brinca ou um jogo sem regras, onde os educados possam ter autonomia.
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares
1)Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
As maiorias dos professores se comportavam como burocrático-disciplinadores, eram rigorosos e passavam incerteza para os alunos, muitas vezes não era admitido protesta e muito menos opinar.
R: A avaliação era feita em forma de questionários concluídos pra que fosse decorado, após a correção, o professor atribuía nota aos alunos de acordo com o número de respostas certas. O aluno que tirava nota baixa era castigado e repreendido pelo professor, que não se importava em aplicar uma metodologia individualizada para aqueles que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Muitos alunos voltavam para casa com muitas interrogações e desmotivados, reprovando no final do ano letivo e até deixando a escola.
Naquela época, os alunos não eram estimulados a leitura, a reflexão, a trabalhar em grupo.
2)Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplo:
R: Quando estudava sentia uma deficuldade muito grande em relação a aprendizagem,os
...