A Sociologia da Educação
Seminário: A Sociologia da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisboldrin • 19/10/2013 • Seminário • 306 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
Introdução
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
Em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção. Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
A Sociologia da Educação, tem como fundadores:
Émille Durkheim
Segundo ele “a educação não é, pois, para a sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças as condições essenciais da própria existência”.
Karl Marx
É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política
Max Weber
Sua maior influência nos ramos especializados da sociologia foi no estudo das religiões, estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim - 15/10/2013 http://www.infoescola.com/sociologia/ditadura-do-proletariado/ - 15/10/2013
http://www.filosofico.net/weber.htm - 15/10/2013
Concepções da Sociologia da Educação
A sociologia da educação, traz ao educador a possibilidade de entender as relações que se travam, no interior da escola, da comunidade extra escolar e das políticas públicas que constituem o sistema escolar.
A contribuição da Sociologia da Educação ao trabalho pedagógico abrange pelo menos dois aspectos principais:
1. O estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.
2. A aplicação dos conhecimentos e descobertas da Sociologia à atividade educativa, ou seja, utilização dos princípios e teorias sociológicas para tornar mais eficiente o processo educativo.
Assim, a Sociologia da Educação preocupa-se com três grandes áreas de estudo:
- a organização da sala de aula
- a interação entre a escola e a comunidade
- a educação relacionada com a sociedade em seu sentido mais amplo.
...