A Sustentabilidade
Por: Paola Lunedo • 24/5/2017 • Seminário • 512 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
Meio ambiente, economia e sociedade
Professor Anacleto Zanella
Acadêmica Paola Lunedo
2017/1
- A partir dos estudos feitos até aqui: o que é sustentabilidade?
Nos últimos anos a palavra sustentabilidade está “em alta”, tem sido muito comentada nas mídias e redes de comunicação como algo necessário para a humanidade. Porém a sustentabilidade nem sempre é compreendida da forma como o ela realmente é, por ser algo é muito amplo, que tem diversas interpretações, mas que precisa ser discutido para que possa ser bem aplicado por todos, o mais breve possível.
Para entender o termo sustentabilidade, é necessário primeiro compreender o seu oposto: a insustentabilidade e os diversos fatores que vem sendo a sua causa mais provável. Para começar, desde que o homem despertou à modernidade, a natureza passou a ser considerada apenas como matéria prima, a humanidade se elegeu dona do meio ambiente – não mais parte dele - e tudo que foi retirado da natureza, não foi reposto. Hoje o mundo sofre as consequências dessas ações impensadas, com problemas ambientais graves, doenças, mortes, e outras inúmeras sequelas decorrentes das falhas que o mundo custa a deixar para trás.
Dessa forma, sabendo que a insustentabilidade gerou grandes desastres no meio ambiente, a sustentabilidade deve ser pensada como a solução para este buraco negro na história atual da humanidade. Para ser sustentável não basta prever materiais biodegradáveis que preservem o meio ambiente, o ser humano precisa ter em mente que a sua própria consciência é a chave para o problema. Pensar sobre isso já é uma iniciativa e escolher alternativas que poupem o a natureza da devastação que causa a sua escassez, é um meio para chegar ao fim.
O trabalho dos grandes agentes que emolduram o dia a dia de toda a população parece ser o mais importante quando se fala em preservação e sustentabilidade. É comum pensar que a madeireira deveria devastar menos, e que as fábricas precisam emitir menos poluentes na atmosfera, e esses pensamentos estão corretos, entretanto, a solução para o obstáculo que o planeta enfrenta está em todos os indivíduos, até mesmo os mais “comuns”.
A sustentabilidade está nas pequenas coisas, que quando somadas se tornam grandes, e grandes iniciativas tendem a gerar incríveis resultados. Quem poupa água ao lavar a louça é sustentável; quem compra produtos ecologicamente corretos – tomando cuidado com os falsos anúncios – é sustentável. Quem instala aquecedores solares em sua moradia, é sustentável; aquele que faz uso de estratégias ambientais de iluminação e ventilação, poupando o uso de ar condicionados e iluminação artificial, é sustentável. O arquiteto que prioriza a utilização de materiais locais nos projetos, é sustentável, bem como todos aqueles que pensam e agem tendo em vista o futuro das novas gerações.
Assim, pode-se dizer que a sustentabilidade não é apenas modismo e tendência da atualidade, mas sim tudo aquilo que a população faz, muitas vezes sem nem mesmo se dar conta, visando o uso consciente dos recursos naturais disponíveis. As grandes iniciativas são evoluções de pequenas ideias, portanto até mesmo os atos sustentáveis que parecem insignificantes fazem parte, e muito, da sustentabilidade como um todo.
...