A Toxicina Butolinica
Por: Brenda Stephanie • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
Biologia Molecular
Biotecnologia
Aula dia 30/04
Técnicas que permitem analisar o material genético dos organismos:
- Extração do DNA
Separar o DNA presente do núcleo das células de outros componentes celulares, purificando o material para realizar uma análise adequada. Alguns procedimentos básicos são realizados para isolar e purificar o DNA. São eles:
Etapa de Lise – realizar a lise (quebra) da célula para expor o DNA.
Ligação – uma membrana de sílica retém e concentra o DNA.
Etapa de Lavagem – quebrar e emulsionar a gordura e as proteínas que formam a membrana da célula. Isto normalmente é feito utilizando soluções detergentes e por centrifugação. As etapas de lavagem removem estes resíduos contaminantes, restando apenas a membrana com o DNA.
Etapa de Eluição – por fim ocorre a liberação dos ácidos nucléicos (DNA/ RNA) da membrana.
[pic 1]
Disponível em: https://kasvi.com.br/a-extracao-de-dna/ Acesso em: 01 maio 2021
- PCR - Reação em cadeia da polimerase
Esta técnica consiste em aumentar a quantidade de determinado fragmento de DNA, a partir de uma única cópia. Utilizando-se da enzima polimerase, submetendo a específicos ciclos de temperatura e dado os reagentes necessários, é possível obter-se grandes quantidades de cópias de um fragmento gênico.
[pic 2]Disponível em: https://profissaobiotec.com.br/pcr-a-tecnologia-por-tras-dos-testes-de-dna/ Acesso em: 01 maio 2021
- Eletroforese em gel
A partir da construção de géis de agarose ou acrilamida, cuja a concentração é conhecida, e da aplicação de uma corrente elétrica é possível separar fragmentos de DNA, RNA ou proteínas em razão de seus tamanhos e cargas elétricas. Cada separação tem um nome e um protocolo específico (Southern blot – géis usados para separar DNA; Northern blot –géis usados para separação de RNA; Western blot – géis usados para separação de proteínas), mas todos utilizam o mesmo princípio.
[pic 3]
Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/eletroforese.php Acesso em: 01 maio 2021
HPV - Citologia Oncótica
HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. Cerca de 70% dessas lesões são causadas pelos HPVs tipo 16 e 18, enquanto o HPV 31, 33, 45 e outros tipos menos comuns são encontradas nos casos restantes.O nome é uma sigla inglesa para Papiloma vírus humano e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.
[pic 4]
Disponível em: https://www.diagnosticosdobrasil.com.br/material-tecnico/citologia-em-meio-liquido Acesso em: 01 maio 2021
...