A Tropa de Elite 2
Por: julia.santos • 5/11/2016 • Resenha • 514 Palavras (3 Páginas) • 2.135 Visualizações
Tropa de Elite2
É um filme de ação Brasileiro dirigido por José Padilha, roteiro com Braulio Mantovani e ator principal Wagner Moura.
O filme retrata os conflitos entre os traficantes e milícias do Rio de Janeiro, faz ligação entre a segurança pública e politica. No filme o coronel Nascimento tem uma relação conturbada com seu filho e sua ex esposa hoje casada com seu rival e defensor dos direitos humanos Diogo Fraga.
No inicio do filme Nascimento ao dirigir é abordado por homens armados, logo em seguida uma narração em off volta o filme quatro anos no tempo mostrando uma rebelião ocorrida em Bangu 1, onde um policial entrega armas e chaves a alguns presos, que invadem e matam seus inimigos de outras celas e mantem funcionários como refém. Fraga é chamado na tentativa de negociar a libertação de reféns, mas Mathias se precipita e descumpre a ordem de Nascimento, o que faz com que Fraga seja tomado como refém. Depois de Beirada ser convencido a libertar Fraga, Mathias atira contra o criminoso matando-o.
As consequências da ação faz com que Mathias seja expulso do Bope, e passa a integrar o batalhão do amigo Fábio, Nascimento visto como herói pela população é nomeado para o cargo de Subsecretario de Segurança Publica do Rio de janeiro.
Nascimento na secretaria começa não só a combater os traficantes, mas todo o sistema melhorando as condições de trabalho no Bope, porém a situação muda quando as milícias começam a comandar as favelas lideradas pelo policial Rocha.
Com o crescimento das milícias o Deputado Fraga passa a defender a criação de uma CPI, porém não obteve o apoio do Presidente da ALERJ e do Deputado Fortunato.
Visando se beneficiar politicamente das regiões controladas pelas milícias nas próximas eleições, o Governador se associa ao Deputado Estadual Fortunato e ao secretario de segurança publica Guaracy e ao Major Rocha para forjar uma situação que justificasse a invasão do bairro tanque, uma comunidade que representaria bastantes eleitores.
Durante a cena da invasão da favela fica claro que todos que fica no caminho dos interesses das milícias são mortos, o policial Mathias após exigir explicações a Rocha sobre reais motivos de uma operação acaba sendo morto.
Após descobrir como funciona o sistema e que Fraga é alvo das milícias, Nascimento tenta proteger sua família, ele vê seu filho ser baleado inconformado Nascimento vai atrás dos chefões do sistema e o espanca.
O poder Executivo, Legislativo e Judiciário aparece na cena em que Nascimento é expulso da policia militar e decide depor na CPI presidida por Fraga, onde acusa toda a cúpula do Governo do Estado em reunião do Conselho de Ética da Câmara de Deputados. Fraga eleito Deputado Federal, protesta contra a eleição de Guaracy como novo Presidente do conselho, o filme termina com um sobrevoo sobre o Congresso Nacional.
O filme relata uma realidade da sociedade brasileira, em especial do Rio de Janeiro, apesar de se tratar de um filme de ficção ele retrata alguns fatos que ocorreram na realidade como envolvimento e morte de jornalistas, rebeliões e esquemas de corrupção que apesar de serem desmascarados ainda continuam crescendo em nosso país.
...