A criação do voleibol
Pesquisas Acadêmicas: A criação do voleibol. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bcramos • 23/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 363 Visualizações
*Introdução
O vôlei foi criado nos Estados Unidos, no ano de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
*A história de William George Morgan
William George Morgan (1870-1942) nasceu na pequena cidade de Lockport em Niagara County, a oeste de Nova Iorque. Filho de George Henry Morgan e Nancy Chatfield, foi o mais velho de quatro irmãos. Sua família de imigrantes galeses, trabalhava no negócio de barcos com destino a construção de canais na região. Jogador de futebol americano,Morgan é contratado por James Naismith para o YMCA Springfield College, em Massachusetts. Naismith foi mais tarde o criador do basquete em 1891 e Springfield foi o berço deste desporto..Após a formatura,Morgan continuou um ano na YMCA, em Auburn, Maine e foi contratado para o cargo de Diretor de Educação Física da ACM de Holioke, onde, em 1895 organizou as primeiras manifestações de voleibol.
*A criação do voleibol
A liderança de William não foi muito bem aceita e suas classes cresceram em números pequenos. Ele veio a perceber que precisava de um certo tipo de jogo recreativo competitivo a fim de variar o seu programa. O basquetebol, um esporte que começava a se desenvolver, parecia que se adequava aos jovens mas era necessário encontrar uma alternativa menos violenta e menos intensa para os membros mais velhos. Naquela época, Morgan não sabia de nenhum jogo semelhante ao voleibol que poderia guiá-lo; ele o desenvolveu a partir de seus próprios métodos de treinamento esportivo e sua experiência prática no ginásio da ACM. Descrevendo suas primeiras experiências ele disse :
"Em busca de um jogo apropriado, o tênis me ocorreu, mas para isso são necessários raquetes , bolas, equipamentos de rede e outros e por isso foi eliminado, mas a idéia de uma rede parecia uma boa. Nós a elevamos a uma altura de cerca de 6 metros, 6 polegadas (1,98 metros) a partir do solo, logo acima da cabeça de um homem médio. Precisávamos de uma bola e entre aquelas que tentamos foi uma câmara de basquete, mas isso era muito leve e muito lenta. Por isso, tentei a de basquete em si, que era muito grande e muito pesada."
No final, Morgan solicitou à firma MG Spalding & Bros para fazer uma bola, o que fizeram em sua fábrica perto de Chicopee, no estado de Massachusetts. O resultado foi satisfatório: a bola foi revestida em couro com um tubo de borracha interior; a sua circunferência não foi inferior a 25 nem superior a 27 polegadas (63,5 cm e 68,6 centímetros, respectivamente), e seu peso não inferior a 252 e não mais de 336 gramas. Morgan pediu a dois de seus amigos de Holyoke, Dr. Frank Wood e John Lynch, a elaborar (com base em suas sugestões) os conceitos básicos do jogo, juntamente com as primeiras 10 regras.
*A primeira demonstração do voleibol
No início de 1896 uma conferência foi organizada na faculdade da ACM em Springfield, reunindo todos os Conselheiros de Educação Física da ACM. Dr. Luther Halsey Gulick, diretor da escola de formação profissional de Educação Física (e também diretor-executivo do Departamento de Educação Física do Comitê Internacional da ACM) convidou Morgan para fazer uma demonstração de seu jogo no estádio novo da faculdade. Morgan formou duas equipes, cada uma composta por cinco homens (e alguns fãs leais) para Springfield, onde a manifestação foi feita diante dos delegados da conferência no ginásio do leste. O capitão de uma das equipes foi JJ Curran e da outra John Lynch, que foram, respectivamente, prefeito e chefe do Corpo de Bombeiros de Holyoke. Morgan explicou que o novo jogo foi desenhado para ginásios ou salas de exercícios mas que também pode ser jogado a céu aberto. Um número ilimitado de jogadores podem participar e o objetivo do jogo é manter a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro. Depois de ver a demonstração e ouvir as explicações de Morgan, o professor Alfred T. Halstead chamou a atenção para a ação, ou a fase de agir, de vôo da bola, e propôs que o nome "Mintonette" seja substituída por "Volley Ball". Este nome foi aceito por Morgan e pela conferência. Morgan explicou as regras e trabalhou nelas e então deu uma cópia manuscrita para a conferência de diretores de Educação Física da ACM, como um guia para o uso e desenvolvimento do jogo. Uma comissão foi nomeada para estudar as regras e produzir sugestões para a promoção do jogo e do ensino Um breve relato sobre o novo jogo e suas regras foi publicado na edição de julho de 1896 da publicação "Educação Física" e as regras foram incluídas na edição1897 do guia oficial da primeira Liga Atlética Norte-Americana da ACM.
*Caracteristicas do voleibol: regras
Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores.
As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário.
O jogador pode encostar na rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.
Equipamento
As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto ou ao ar livre conforme desejado.
O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura (18 x 9 metros), e é dividido por uma linha central em um dos lados de nove metros que constituem as quadras de cada time. O objetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na quadra adversária ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.
Acima
...