A diferenciação entre um composto e calor sob molecular iónica
Seminário: A diferenciação entre um composto e calor sob molecular iónica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0000000 • 14/11/2013 • Seminário • 476 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
DIFERENCIAÇÃO ENTRE UM COMPOSTO IÔNICO E UM MOLECULAR PELO AQUECIMENTO
OBJETIVO:
Através do aquecimento é possível diferenciar um composto iônico de um molecular. Os compostos iônicos apresentam um elevado ponto de fusão/ebulição quando comparado com os moleculares
MATERIAL
Açúcar comum (C6H12O16)
Sal de cozinha (NaCl)
Enxofre sólido (pó amarelo ) (S8)
Sulfato de cobre (CuSO4)
Sulfato de alumínio (Al2(SO4)3).
PROCEDIMENTO
1. Coloque cada um deles separadamente em um recipiente e os aqueça com cuidado num fogão ou fonte de aquecimento;
2. Sabendo que os compostos iônicos apresentam elevado ponto de fusão, classifique cada uma das substâncias utilizadas.
Atenção : Realize a experiência em lugar bem ventilado e evite a inalação dos vapores que podem ser produzidos durante o aquecimento do enxofre.
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
Uma analogia seria comparar os elementos químicos ao alfabeto que, uma vez organizado seguindo uma dada regra ou ordem, leva as letras a formarem palavras imbuídas de significado distinto e bem mais amplo daquele disponível quando separadas. Os átomos, comparando, seriam as letras, e as moléculas ou aglomerados organizados seriam as palavras. Na escrita não podemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas mesmas letras teremos a palavra casa, que certamente tem significado "físico".
Assim como na escrita, há regras fisico-químicas a serem obedecidas, e a união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, devendo haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia, etc.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem electricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição.
Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo tem-se a água (H2O). Dá-se o nome de molécula apenas à estrutura em que todos os seus átomos conectam-se uns aos outros de forma exclusiva via ligação covalente.
Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do
...