A principal característica da logística
Seminário: A principal característica da logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardojrap • 16/2/2015 • Seminário • 553 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
A principal característica da logística é antepor a mercadoria na hora e no local adequando com o menor custo possível. Baseando-se nessas características as empresas proporciona dessas funções para descrever a seu conhecimento, porém é necessário que se busque, baseado neste conceito a descrição do que realmente é um processo logístico.
Um processo logístico é composto portanto de um procedimento estático, e um procedimento dinâmico. Este conjunto de procedimentos que formam um processo logístico devem exercer as suas atividades dentro dos conceitos da logística, isto é fornecer o produto certo sem defeitos, no local da demanda do próximo processo, dentro dos tempos certos, ao menor custo possível e com garantia e melhoria dos níveis de serviço.
O procedimento estático pode ser definido como uma parada que o produto sofre para a execução de natureza de beneficiamento ou de disponibilidade do produto para demanda futura. Como exemplos pode se citar os procedimentos de solda (produção), estocagem no almoxarifado (suprimento) e exposição nas gôndolas de um ponto de venda (distribuição). A única diferença entre procedimentos estáticos de produção e de estocagem, encontra-se da dependência que a estocagem tem em relação a demanda do próximo processo.
O procedimento dinâmico pode ser definido como o deslocamento do produto entre dois procedimentos estáticos. Este deslocamento poderá ser realizado em qualquer dos três subsistemas abrangidos pela logística. Como exemplos destes procedimentos, pode se citar o transporte de um container (case) de partes de um produto para um processo logístico de montagem ou então o deslocamento de matérias primas do almoxarifado para a produção.
Estes processos, compostos por procedimentos estáticos e dinâmicos permeiam os subsistemas da área operacional de uma empresa, bem como todas as empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, desde as fontes das matérias primas até o produto acessar o consumidor.
Um processo logístico pode ser representado de forma análoga à representação de um processo de redes.
Para isso foi criada 8 técnicas para desenhar essas formas análogas e entre elas são:
A simbologia da rede pode ser utilizada para desenhar qualquer tipo de rede, desde um pequeno processo de produção, até a cadeia como um todo.
O desenho da rede deve expressar o interesse do ambiente de estudo. Você devera desenhar somente o ambiente que você está interessado em estudar, seja ele um simples sistema processo, um subsistema, um sistema ou toda a cadeia.
O desenho deve ser realizado a partir do cliente, seja ele interno, externo, ou até mesmo o consumidor final (da frente para trás).
Os contornos de uma rede de uma empresa têm o seu desenho assemelhado a um triângulo coma sua base voltada para a esquerda.
A rede de um supply chain deve ser feita por produto, iniciando com o produto de consumo final, até chegar aos fornecedores de matérias primas básicas.
Os processos devem estar nominados. Via de regra, utilize o nome do procedimento estático que todos conhecem (a informação deve ser acessível a todos).
Cada processo possui sete custos e perdas que são comuns a todos, são
...