TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Tese: A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Em atividades humanas, de caráter econômico ou não, exige-se a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos sejam atingidos com eficácia. Essas pessoas são conhecidas, como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.

Dentre todos, colocamos em destaque, o administrador, o qual tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com seu conhecimento, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto nos recursos materiais como humanos.

É necessário saber que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando, tendo neles, o sentimento de justiça se manifestando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para a formação de uma sociedade mais justa. Cada em seu posto deve ser a força para transformar a sociedade, principalmente os administradores de empresas que são preparados, propriamente, para exercer essa função.

Estamos vivendo um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada espalhando suas consequências para o todo. Assim que as resoluções de caráter ambiental são colocadas a prova acerca de sua viabilidade com relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem ser discutidas levando em conta seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse contexto.

Não se trata sobre revoluções ou ideias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime político, seja socialista ou capitalista, possui as mesmas necessidades. As carências físicas ou psicológicas do ser humano jamais prescindirão da existência de organizações econômicas. O homem que no setor público é o mesmo que no setor privado.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.

Sinopse do filme

O filme amor sem escalas retrata a vida de um executivo que tem como função de demitir funcionários de empresas de todo o pais e , de quebra, tentar convencê-los de que perder o emprego pode ter um lado positivo., Ryan Bingham (George Clooney) viaja mais de 200 dias por ano, ele é considerado cliente vip na maioria dos hotéis e aeroportos, coleciona milhas e tem como objetivo pessoal chegar a 10.000,000,00 , mas apesar disso ele não o que fará com elas. Ryan demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo de demissão não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, mesmo diante de situações extremas como revolta dos funcionários, desespero, tristeza...

A jovem Natalie Keener começa a trabalhar com ele, e ele terá que ensinar a ela tudo o que sabe, inclusive a como reagir com os funcionários que não aceitam bem a ideia de serem demitidos da empresa para a qual trabalham a tantos anos.Mas para Natalei não será tão fácil pois ela e sensível, delicada e emotiva apesar de ser muito inteligente e competente ela não consegue não se envolver emocionalmente, e não reagem bem ao ouvir que funcionaria que ela estava demitindo iria pular de um ponte.Natalie sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através da internet, possibilidade de não poder mais viajar aterroriza Ryan, que já não consegue imaginar sua vida longe dos aeroportos. Eles colocam em pratica o novo sistema de demissão e da certo, porem ao saber que uma das funcionarias que Natalie demitiu se suicidou eles voltam ao antigo sistema, ao saber da noticia Natalei não consegue mais trabalhar neste ramo e pede demissão da empresa, Ryan volta a viajar e consegue então chegar ao objetivo de 10.000.000 de milhas.

Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

Com base no filme “Amor sem escalas” foi possível perceber que no planejamento de RH, o desligamento das pessoas precisa de uma certa atenção no âmbito das organizações. Frente a isso, seguem alguns questionamentos, elencando o assunto planejamento sobre RH e a situação vivenciada no filme.

Analisando a questão da relação com os funcionários demitidos, vemos a falta de atenção e compromisso que a tecnologia gera, uma vez que ao desligá-los via internet, transforma praticamente em objetos, cuja atenção pessoal não pode ser direcionada, pela distância do agente de desligamento e do desligado. Por outro lado, algumas empresas visam a otimização da rotina de trabalho que o processo via web pode proporcionar no processo de desligamento.

Espera-se que toda organização demonstre ao colaborador sua importância. Uma boa gestão acontece quando existe transparência na relação, definição de papéis, controles dos resultados e avaliação de objetivos, visto que, o colaborador fica ciente de seu trabalho, observando onde pode e deve melhorar, onde está indo bem, tornando uma demissão não tão assustadora e menos impactante.

O desligamento sempre deve ser a última alternativa ao empregador, e quando ocorrer, deve ser executado de forma responsável e com muito respeito ao colaborador. Assim, uma política eficaz ao desligar, o gestor deve expor muito claramente os motivos que o levaram a isso, apontando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com