A Ética e Sustentabilidade
Por: Barbara Sena Barbosa • 21/5/2021 • Resenha • 389 Palavras (2 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Trabalho de Participação Individual
Nome do Aluno: Barbara Sena Barbosa
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0321-1_2
Para iniciar qualquer debate sobre ética e moral, devemos primeiro nos situar sobre as definições dos termos. Enquanto a ética é o fundamento e o motivo do porquê agimos como agimos, a moral é o conjunto dessas ações. Ou seja, podemos encarar a moral como o conjunto de valores e regras e a ética como a reflexão sobre elas.
Há algumas escolas dentro do estudo da ética, são elas:
- Estoica: pontuava que uma razão onipotente era a razão de tudo sobre os humanos.
- Eudaimonista: acreditava que tudo era baseado para encontrar a felicidade plena, ou seja, a ética era o meio de encontrar a alegria.
- Cristã: como o nome sugere, era baseada nos ensinamentos de Cristo.
- Deontologia kantiana: uma escola prática baseada nos deveres e no cumprimento deles.
- Utilitarismo inglês: focava no balanço do bem-estar coletivo.
- Da convicção: a ética deveria seguir uma burocracia lógica e com um caminho bem determinado.
- Da responsabilidade: busca o bem-estar social ponderando as responsabilidades de cada indivíduo.
Vale sinalizar que cada escola da ética tem sua importância e sua relevância no nosso convívio social, podendo nos influenciar e nos orientar a seguir conforme algum pensamento. Como por exemplo, podemos seguir um pensamento kantiano ao escolhermos seguir apenas o correto sem ponderar as consequências e o bem-estar coletivo. Ou como por escolha própria, escolhermos ter uma ética cristã seguindo a nossa religião e fé.
Algo muito interessante é a forma como as escolas são distintas entre si e como a aplicabilidade delas também. Não é possível cobrar uma ética cristã, por exemplo, de uma pessoa que não possui a fé nas escrituras sagradas, ou cobrar uma ética utilitarista de uma pessoa que tem um pensamento kantiano, pragmático.
Por fim, podemos também comentar sobre essas definições e realidade para o mundo empresarial, onde é fundamental agirmos conforme um código de conduta bem delimitado pela empresa. Se faz necessário também a empresa disponibilizar de forma clara quais são as atitudes e ética que ela espera dos seus colaboradores, podendo ser complexa a situação em que um colaborador age fora de uma conduta em que a empresa não delimitou anteriormente como a aceitável ou não.
Dessa forma é necessário entendermos o ambiente em que estamos e qual moral devemos seguir para uma melhor convivência.
...