AA De Sociologia
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Sociologia da Educação
AA – Atividades de Aprendizagem
Prof.: João Bosco Sandor de Castro
Acadêmico (a): Anna Paula Souza Santos
Montes Claros / Urucuia – MG
2014
Atividades de Aprendizagem – AA Sociologia
1) Auguste Comte foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência, a Sociologia. Sobre a relação Sociologia e educação desse autor, analise as afirmativas e assinale as opções marcando (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO.
( F ) No estágio positivo a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.
( V ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam desde pequenos a importância da obediência e da hierarquia.
( F ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência, por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários prevalecem sobre os científicos.
( V ) Defendeu a necessidade de substituir a educação européia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.
2) Sobre a teoria da alienação e da ideologia em Karl Marx e Friedrich Engels podemos afirmar os seguintes pressupostos, EXCETO:
( ) Alienação para Marx nasce das formas de consciência social presentes na vida social, nas instituições sociais.
( ) Alienação para Marx é o processo pelo qual (ou estado no qual) um indivíduo ou grupo social se afasta de sua real natureza, torna-se alheio, estranho, separado, enfim alienado.
( ) A ideologia, como consequência da alienação, é a consciência falsa, equivocada da realidade, não deliberada, mas necessária ao pensamento de determinada classe social.
( X ) Os detentores do poder econômico usam a ideologia dominante (conservadora) e tiram proveito dela para controlar a sociedade e para atenuar ou neutralizar os movimentos de revolta social.
3) Durkheim concluiu que a educação é necessariamente mais austera entre os povos civilizados do que entre os povos “primitivos” que têm uma vida mais simples. A frase INCORRETA que complementa esse pressuposto é:
( ) A função social básica da educação é justamente a de transmitir os valores científicos definidos pelos indivíduos e grupos sociais.
( X ) A sociedade deve estar atenta às necessidades morais de sua época, de forma a conter as tensões sociais e a eclosão de conflitos sociais.
( ) As exigências da vida moderna impõem à criança uma coerção para que adquira as noções necessárias à vida em sociedade.
( ) A educação moral é, então, a forma de conferir ao cidadão o gosto pela vida em sociedade, de criar o costume de pensar em agir em comunhão com os seus concidadãos.
4) As lições de Weber para o entendimento da educação, na atualidade, e que têm sido devidamente apropriadas na sociologia da educação, podem ser sintetizadas nas seguintes dimensões, EXCETO:
( X ) No papel e função social das organizações educacionais em produzir a solidariedade social e moral necessárias às profissões.
( ) A abordagem do sistema escolar dentro do processo de racionalidade burocrática.
( ) Os mecanismos de organização do sistema escolar moderno e de suas funções práticas e objetivas na formação de especialistas profissionais.
( ) O papel que desempenham as organizações educacionais para os sujeitos escolarizados e para grupos profissionais.
5) Weber diz que o papel do professor na modernidade deve ser de permitir que o aluno reflita e que possa criticar o mundo moderno, formulando suas conclusões a partir das suas observações. As afirmativas relativas à relação professor-aluno estão corretas, EXCETO:
( X ) O professor deve adotar uma ética que exponha a sua opinião ao apresentar um conteúdo e que o faça com honestidade.
( ) É necessário que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula.
( ) O conteúdo ensinado deve permitir a reflexão do aluno fora da sala de aula e o professor deve evitar impor qualquer posição política ao aluno em sala.
( ) O professor deve incentivar o aluno a adotar uma opinião condizente com a sua compreensão, de modo que seja neutra por parte do professor.
6) Em relação ao método proposto por John Dewey e sua visão de experiência educativa, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
( X ) Um dos pressupostos do método é de que o conhecimento é uma atividade dirigida com um fim em si mesmo, sendo predominantemente intelectualista.
( ) Um dos pressupostos do método é o de que o aluno tenha uma genuína situação de experiência, que exista uma contínua atividade em que está interessado por si próprio e pense nela.
( ) Um dos pressupostos do método é o de que um problema genuíno desenvolve-se dentro desta situação como estímulo para o pensar.
( ) Um dos pressupostos do método é o de que o aluno possui a informação e as observações para gerir a situação e que busque soluções, teste sua ideia e descubra sua validade.
7) Em Gramsci, a escola unitária ou a escola única do trabalho significa a unidade do trabalho intelectual ao produtivo, e expressa os seguintes pressupostos, EXCETO:
( X ) A participação do aluno tem que ser ativa e só pode existir se a escola for ligada à vida, que colabore para a reprodução da hegemonia dominante.
( ) A formação do jovem deve ajudá-lo na condução da escolha profissional, formando-o entrementes como capaz de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar o processo histórico-social.
( ) A universidade tem a tarefa de educar os cérebros para pensar de modo claro, seguro e pessoal, libertando-os das névoas e do caos nos quais uma cultura inorgânica, pretensiosa e confusionista ameaça submergi-los.
( ) O início de novas relações entre trabalho intelectual e trabalho industrial ocorre não apenas na escola, mas em toda a vida social.
8) Disserte sobre as diferenças entre as propostas de educação de Gramsci e Dewey.
Concepção de educação e organização da escola sistematizada pelo pensador Antonio Gramsci, a partir da filosofia da práxis, da relação dialética entre teoria e prática. Tem como base o trabalho como princípio educativo, ou seja, a recuperação da relação entre trabalho e formação humana estabelecendo uma firme postura contra a visão instrumental do trabalho. Distanciando-se da meta formação técnica para o trabalho, propõe buscar os vínculos complexos entre produção social e formação humanista, tendo em vista o desenvolvimento da omnilateralidade dos indivíduos. Supõe o acesso a uma ampla cultura geral, ao conhecimento científico, ao desenvolvimento da estética e da arte, ao desabrochar
do vigor físico. As garantias desse tipo de educação se encontrariam no caráter público, gratuito e obrigatório da escola, na ampliação dos vínculos dessa instituição com a sociedade e nas relações democráticas entre os grupos que constituem a comunidade escolar, que têm na cooperação e no apoio mútuo suas bases, contraposição à competição e disputa presentes nas relações sociais dominantes na sociedade capitalista.
Para Dewey A Educação, é uma necessidade social, os indivíduos precisam ser educados para que se assegure a continuidade social, transmitindo suas crenças, ideias e conhecimentos. Ele não defende o ensino profissionalizante, mas vê a escola voltada aos reais interesses dos alunos, valorizando sua curiosidade natural. De acordo com os ideais da democracia, Dewey vê na escola o instrumento ideal para estender a todos os indivíduos os seus benefícios, tendo a educação uma função democratizadora de igualar as oportunidades. Advém dessa concepção o “otimismo pedagógico” da escola nova, tão criticado pelos teóricos das correntes crítico-reprodutivistas. O processo de ensino-aprendizagem para Dewey estaria baseado em:
• uma compreensão de que o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das ideias anteriores;
• alunos e professores são detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo. O professor possui uma visão sintética dos conteúdos, os alunos uma visão sincrética, o que torna a experiência um ponto central na formação do conhecimento, mais do que os conteúdos formais; e
• uma aprendizagem essencialmente coletiva, assim como é coletiva a produção do conhecimento.
O conceito central do pensamento de Dewey é a experiência, a qual consiste, por um lado, em experimentar e, por outro, em provar. Com base nas experiências que prova, a experiência educativa torna-se para a criança um ato de constante reconstrução. A pedagogia de Dewey apresenta muitos aspectos inovadores, distinguindo-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Mas não questiona a sociedade e seus valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade.
9) Que críticas John Dewey dirigiu à escola tradicional, ao defender o seu método educacional?
Dewey propõe a educação pela ação, critica severamente a educação tradicional, principalmente no que se refere à ênfase dada ao intelectualismo e à memorização. Para Dewey, o conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo, mas está dirigido para a experiência. As idéias são hipóteses de ação e são verdadeiras quando funcionam como orientadoras dessa ação.
10) Durkheim defende que a socialização dos indivíduos é realizada principalmente pelas instituições família e escola, e esta última é parte essencial desse processo. Explique esse enunciado.
Apesar da estrutura familiar ter um lugar privilegiado nas primeiras aprendizagens, é a instituição pedagógica que apresenta para o autor um interesse especial, por sua atuação mais coletiva, por sua posição privilegiada na tarefa de socialização metódica das “gerações mais jovens” (KONDER E TURA, 2001). A educação deve assegurar a continuidade societária e, assim, não é possível deixá-la ao arbítrio de particulares, ou seja, pela importância de sua função social, o Estado não pode desinteressar-se da educação, mas, ao contrário, deve submetê-lo à sua influência e “necessariamente monopolizar o ensino” (DURKHEIM, 1955, p. 48) e fiscalizar a ação educativa. “É função do Estado proteger esses princípios essenciais, fazê-los ensinar e suas escolas, velar para que não fiquem ignorados
pelas crianças de parte alguma, zelar pelo respeito que lhe devemos” (idem, p. 49). Daí, podemos concluir que a educação pública, laica e democrática se fundamenta para garantia de uma sociedade harmônica e funcional.
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