ACESSO A JUSTIÇA
Monografias: ACESSO A JUSTIÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zete • 28/3/2014 • 568 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
Investimento pelo Método de Equivalência Patrimonial
• Conceito
O conceito do MEP é baseado no fato de que os resultados e quaisquer variações patrimoniais de uma controlada ou coligada devem ser contabilizados e reconhecidos no momento de sua geração, independentemente de serem ou não distribuídos (Princípio da competência).
• Definição legal
O art. 248 da Lei nº 6404/76, estabelece para as S/As, a obrigatoriedade da adoção do MEP na avaliação dos investimentos. Este método é aceito pela legislação fiscal, que o estendeu também às outras pessoas jurídicas, como consta dos arts. 384 a 391 do RIR – Decreto nº 3000/99.
Esse método será aplicado, todavia somente para os investimentos relevantes em sociedades coligadas, sob cuja administração tenha influência ou de que participe com 10% ou mais do capital social. Este método também será aplicado em sociedades controladas.
• Definição de coligadas e controladas
O artigo 243 da Lei estabelece em seus parágrafos 1º e 2º.
Parágrafo 1º - São coligadas as sociedades quando uma participa com 10% ou mais do capital de outra Cia., sem controlá-la.
Parágrafo 2º - Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de controladas é titular de direitos de sócio que lhe assegurem de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e poder de eleger a maioria dos administradores.
• Controle direto ou indireto
Outro aspecto mencionado pela lei é que o controle acionário pode ser direto ou indireto, ou seja, por meio de outras controladas.
É importante destacar que para a legislação societária não existe coligada por participação indireta, o que não ocorre com a CVM, só que esta prevê a figura equiparada à coligada, quando a participação indireta no capital votante for maior ou igual a 10% (Instrução CVM 247/76).
Exemplos em que todas as porcentagens são de capital votante.
Suponha que a empresa A tenha ações de uma empresa B (100%), ou seja, a empresa B é uma subsidiária integral da empresa A.
Assim a empresa B é uma controladora da empresa A diretamente.
Se a empresa B tiver um investimento numa empresa C, detendo 90% do capital votante, a empresa C também seria uma controlada da empresa A, só que agora indiretamente, ou seja por meio da empresa B.
Contabilização do Método de Equivalência Patrimonial
1 - Aquisição de ivestimento
D - Investimento em coligadas/controladas (A.P.)
C - Disponibilidades (AC)
1.1 - Aquisição de investimentos com ágio
D - Investimento em coligadas/controladas (AP)
D - Ágio sobre investimentos (AP)
C - Disponibilidades (AC)
1.2 - Aquisição de investimentos com deságio
D - Investimento em coligadas/controladas (AP)
C - Deságio sobre investimentos (AP) redutora
C - Disponibilidades (AC)
2 - Contabilização do lucro ou prejuízo no MEP
2.1 - Com
...