ACIDENTE DE TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: ELETRICISTA
Exames: ACIDENTE DE TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: ELETRICISTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lequeux • 4/9/2014 • 759 Palavras (4 Páginas) • 1.237 Visualizações
ACIDENTE COM PROFISSIONAL NO CANTEIRO DE OBRAS: ELETRICISTA
A profissão de eletricista é muito importante e necessária nos dias de hoje. Como vivemos em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, tudo está conectado e interligado através dos fios e cabos de alta tensão. Hoje vivemos em um mundo onde as redes elétricas nos possibilitam acesso às maravilhas da tecnologia, nos proporcionando conforto, praticidade e interatividade. Mas para que os profissionais dessa área, principalmente, aqueles que atuam em canteiros de obras, possam desenvolver suas atividades com segurança, é necessário conhecer a profissão e usar os equipamentos de segurança para evitar os acidentes.
Acidente:
Choque elétrico com um trabalhador no canteiro de obras. O acidente ocorreu quando o trabalhador recebeu um chamado para atender a uma situação de emergência na rede de baixa tensão da empresa que atuava, onde o mesmo solicitou o desligamento da energia, mas se confundiu ao fazer o pedido, sendo desligada outra rede. O trabalhador também não teria realizado os procedimentos de segurança, como aterrar a rede e confirmar se ela estava realmente desligada.
Causas:
Falta de atenção, falta de treinamento em atenção à NR 10, cansaço físico e ainda não possuía os equipamentos de segurança necessários, os EPIs.
Consequências:
Inúmeras queimaduras, resultando na amputação de seu antebraço direito e parte da mão esquerda.
Prevenção:
O profissional na área de eletricidade deve conhecer a NR 10, pois a mesma estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Conhecer também a NR 6 onde orienta ao empregador e empregado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Para a segurança no trabalho, o eletricista necessita da utilização de alguns equipamentos de EPI, como por exemplo:
• Todas as ferramentas de qualidade, com cabo ou protetor de borracha, que têm como função o isolamento;
• Capacete com forro de borracha;
• Capa Protetora com revestimento em borracha;
• Luvas revestidas de borracha do tipo grossa;
• Sapatões com solado de borracha;
• Calçados de segurança para eletricista, sem a presença de componentes metálicos;
• Cintos de Segurança tipo paraquedista (para atividades desenvolvidas em alturas superiores a 2 metros);
• Viseira protetora de fagulhas;
• Escadas de madeira com travas do tipo antiderrapante em borracha;
• Estacas-guia em madeira e alumínio com cabos de borracha.
ACIDENTE COM PROFISSIONAL NO CANTEIRO DE OBRAS: ELETRICISTA
A profissão de eletricista é muito importante e necessária nos dias de hoje. Como vivemos em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, tudo está conectado e interligado através dos fios e cabos de alta tensão. Hoje vivemos em um mundo onde as redes elétricas nos possibilitam acesso às maravilhas da tecnologia, nos proporcionando conforto, praticidade e interatividade. Mas para que os profissionais dessa área, principalmente, aqueles que atuam em canteiros de obras, possam desenvolver suas atividades com segurança, é necessário conhecer a profissão e usar
...