ACIDENTE EM PIPER ALPHA
Trabalho Escolar: ACIDENTE EM PIPER ALPHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flawia • 6/4/2014 • 792 Palavras (4 Páginas) • 1.152 Visualizações
ACIDENTE EM PIPER ALPHA
Tudo começou quando a plataforma Piper Alpha foi modificada para ser extratora de gás e com isto parte do equipamento de compreenssãofoi colocado perto de áreas sensíveis como a sola de controle e por causa desta modificação teve uma conseqüência trágica a morte de 165 funcionários.
Por causa da modificação a plataforma não fechada e com isto ocasionou vários problemas e muitas atividades não rotineiras como por exemplo: solda,vários vazamentos de gás que foram relatados embora eles não consideravam isso como anormal.
No dia 06/outra atividade estava sendo feita eles tinham duas bombas que pressurizava o gás antes de mandala para Terra e naquela manhã eles tiraram a bomba A e uma válvula de descarga de pressão que foi removida para fazer uma manutenção.
O cano foi temporariamente lacrado com uma manilha cega mas a equipe tinha a intenção de substituir a válvula ate o final do turno mas como eles não esperavam a manutenção demoro e eles não conseguiram fazer o serviço no mesmo dia e então resolveram deixar para o outro dia e com isto o engenheiro completou a PERMISSÃO DE TRABALHO que nela especificava qualquer condição de risco no trabalho que estava sendo realizado por isto a bomba A ficou inoperante devido não ter a válvula de descarga de pressão.
Eles também pela manhã geraram outra PERMISSÃO onde para a bomba A estava descrito uma manutenção de rotina de 2 semanas que não havia sido iniciada.
No final do turno o engenheiro levou a permissão para ser assinada e quando ele se deparou com seu supervisor ocupado ele tomou a decisão dele mesmo assinar a permissão, e como ele mesmo assinou não aviso nada sobre a bomba A desativada devido a válvula de descarga de pressão.
Eles já não utilizavam muito as permissões de trabalho corretamente e mais uma vez burlaram o sistema porque devido as atividades não rotineiras os mergulhadores estavam fazendo uma solda numa tubulação no fundo do mar e com isto eles passaram para o manual as bombas que em caso de incêndio puxava a água do mar para dentro da plataforma e apagava o incêndio , mas como eles burlaram esse procedimento sofreram como as conseqüências de uma serie de coisas erradas referentes ao não cumprimento de processos.
E naquele dia por azar a bomba B parou e não queria partir de forma alguma e como a bomba A estava numa manutenção de 2 semanas eles foram atrás da permissão e acharam apenas a permissão feita pela manhã da bomba da manutenção de 2 semanas mas como a da válvula não estava junta porque o engenheiro não arquivou junta eles resolveram partir a bomba A.
Com isto eles partiram a bomba A e não perceberam que estava sem a válvula de descarga de pressão que estava em um ponto cego no alto e escondido atrás das maquinas. Então foi ligada a bomba A e como a porta vazia que estava por causa da válvula não agüentou e se rompeu ocasionando uma explosão e em mais uma imprudência pela direção as paredes que eram para ser a prova de fogo e não eram não resistiram e cederam.
O gerente que era o responsável para guiar o pessoal sair da plataforma foi o primeiro que foi embora e deixou os funcionários que não tinham treinamentos adequados para aquela circunstancia.
A plataforma de Tartan mesmo vendo de longe o estrago feito na plataforma Piper
...