ADM FINANCEIRA
Casos: ADM FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Giimf • 23/3/2015 • 4.980 Palavras (20 Páginas) • 296 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os principais tópicos abordados nesse trabalho são: Os principais conceitos da Administração Financeira e Orçamentária, por exemplo: risco e retorno, taxa livre de risco, taxa de cupom, títulos, valor de um ativo, dentre outros e também como escolher os investimentos em projetos, buscando os melhores resultados.
Esses conceitos ajudarão no entendimento do planejamento da Administração Financeira e mostrará a interferência da moeda no tempo. Isso também, através do exercício de exemplificação.
1. Administração financeira e orçamentária
1.1. Os principais conceitos
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Tudo o que envolve administração financeira é importante para a empresa, mais um dos principais itens é a tesouraria da empresa, ou seja, manter o patrimônio e trazer o retorno esperado pelos acionistas. Para isso é necessário obter um entendimento de administração do caixa da empresa e seus custos.
Hoje existe uma grande preocupação com a administração financeira das micro e pequenas empresas, porque elas são responsáveis por uma fatia grande da nossa economia. A administração financeira é diferente em cada tipo de negócio dependo do tipo de retorno que se deseja alcançar, mas ela é se grande importância para as empresas, pois é através dela que são avaliadas e tomadas as maiorias das decisões em termos financeiros.
A administração financeira objetiva, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital. Portanto ela envolve-se tanto com a problemática da escassez de recursos, quanto à realidade operacional e prática da gestão financeira das empresas, assumindo uma definição de maior amplitude. Para tanto, necessita de pessoas qualificadas que administrem as decisões necessárias ao seu funcionamento. Estas decisões estão ligadas a atividades que envolvem recursos financeiros direta ou indiretamente. Podemos catalogá-las em três atividades principais:
• Planejamento, análise e controle: onde são coordenadas, monitoradas e avaliadas as atividades da empresa, através de dados e informações financeiras.
• Decisões de investimento: destinação dos recursos financeiros para a aplicação em ativo considerando a relação adequada de risco e retorno dos capitais investidos.
• Decisões de financiamento: captação de recursos necessários para a manutenção de atividades empresariais e ao crescimento do ativo, considerando a combinação adequada dos empréstimos a curto e longo prazos, bem como a estrutura de capital da empresa.
O planejamento financeiro pode ser dividido em duas vertentes, curto prazo (operacional), e longo prazo (estratégico). Com planejamento operacional conseguimos fazer o levantamento do reflexo da empresa em curto prazo, obtemos informações do orçamento de caixa e demonstrações financeiras projetadas, sendo recomendado a ser feito semestralmente. O planejamento estratégico em longo prazo é feito em conjunto com setores de marketing, produção entre outros, para ajudar a empresa a alcançar objetivas e metas e consertar desvios, recomendável para três anos feito reparações quando necessário.
Com um bom entendimento dos ativos e passivos da empresa, e um bom planejamento antecipado e fluxo de caixa, o gestor terá tempo para administrar adversidades e oportunidades.
Administração do caixa
A mortalidade das empresas, em sua maioria é devido a uma má administração dos recursos e do caixa da empresa. Normalmente essas empresas nascem de uma ideia, de pessoas que entendem muito do produto e do cliente, mais acabam deixando as funções administrativas de lado. Normalmente esses empreendedores acham que não são capacitados para gerir a empresa e acaba deixando essas funções em mãos de terceiros. Uma empresa não consegue viver sem uma boa administração.
Demonstrativo de fluxo de caixa é um instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar o que está acontecendo com seu dinheiro em determinados períodos, medidas que podem facilitar o entendimento e as necessidades da empresa para saber a disponibilidade dos recursos, ou seja, quanto cada setor pode gastar.
Ferramentas geradas pelo planejamento financeiro para o pequeno empresário
A medida rotineira adotada pelos pequenos empresários é deixar o planejamento financeiro da empresa guardado, e por falta de conhecimentos em algumas técnicas matemáticas e falta de confiança no instinto, eles preferem não formalizar o planejamento financeiro.
Se optarem pela formalização do planejamento financeiro, os frutos serão fluxo e orçamento de caixa.
A análise do fluxo de caixa deve acompanhar o planejamento da empresa, considerando-se aumentos de capital, crescimento de vendas, remuneração, distribuição, etc.
A elaboração do orçamento de caixa deverá ter o formato conforme a seguir para qualquer período (mensal, bimestral, trimestral, anual):
Quadro nº 1 Planejamento dos recebimentos
Mês 1, Mês 2, Mês 3
Vendas mensais
Entradas de caixa
Vendas à vista
Vendas a 30 dias
Vendas a 60 dias
Total Recebido
Fonte: Longeneckeret al (1997)
Quadro nº 2 Planejamento dos Pagamentos
Mês 1 Mês 2 Mês 3
Compras (X% das vendas prevista para o Próximo mês)
Desembolso de caixa
Pagamentos de compras
Aluguel
Remuneração e salários
Pagamento antecipado de imposto
Utilidades (x% das vendas)
Juros sobre promissória á longo prazo
Juros
...