TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

1. NEOLIBERALIMO

O Neoliberalismo é contra a participação do estado na economia e acredita que para haver o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país deve haver total liberdade de comércio, ou seja, livre mercado que dita as regras e conduz a produção.

Os países mais atingidos com os resultados de uma política neoliberal são os países pobres ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. O grande índice de desemprego e baixos salários são características do neoliberalismo, e com isso surgi o aumento da miséria.

2. DESENVOLVIMENTO

O neoliberalismo surgiu logo após a o término da Segunda Guerra Mundial na Europa e na América do Norte, sua teoria econômica diz que somente as grandes empresas sobrevivem no mercado.

As políticas neoliberais foram implantadas em muitos países a partir dos anos 70, após a Escola Monetarista de o economista Milton Friedman ter estabelecido regras a serem seguidas para combater a crise mundial de 1973, tudo isso ocorreu pela elevação dos preços do petróleo.

A primeira experiência da implantação das reformas neoliberais aconteceu no Chile no ano de 1975, na ditadura de Pinochet. O neoliberalismo chileno impunha a abolição da democracia e a instalação de uma das mais cruéis ditaduras militares do pós-guerra. Contudo, seria arriscado concluir que somente regimes autoritários podem impor com êxito políticas neoliberais na América Latina. Na Bolívia, onde todos os governos eleitos depois de 1985, tanto de Paz Zamora, quanto de Sanchez Losada, continuaram com a mesma política.

Em 1979, na Inglaterra, foi eleito o governo Thatcher, o primeiro governo de um país de capitalismo avançado publicamente empenhado em pôr em prática o programa neoliberal. Em 1982, Khol derrotou o regime social-liberal de Helmut Schmidt, na Alemanha. Em 1983, a Dinamarca, Estado modelo do Bem-Estar escandinavo, caiu sob o controle de uma coalizão clara de direita, o governo de Schluter. Tais governos contraíram a emissão monetária, elevaram as taxas de juros, baixaram drasticamente os impostos sobre os rendimentos altos, aboliram controles sobre os fluxos financeiros, criaram níveis de emprego massivos, aplastaram greves, impuseram uma nova legislação anti-sindical e cortaram gastos sociais.

Em 1980, Reagan chegou à presidência dos Estados Unidos com esta política neoliberal. Nos Estados Unidos, a primeira prioridade do Presidente Clinton foi reduzir o déficit orçamentário, e a segunda, foi adotar uma legislação draconiana e regressiva contra a delinqüência, lema principal também da nova liderança trabalhista na Inglaterra.

O Neoliberalismo no Brasil teve inicio em 1990 com a vitória eleitoral de Fernando Collor de Mello. Sua eleição não teve muito sucesso, pois era incapaz de dar respostas aos problemas econômicos do país, se envolveu em escândalos de corrupção em que no ano de 1992 levaram ao impeachment. O vice-presidente Itamar Franco assumiu o seu lugar, e lançou um novo plano de estabilização macroeconômica, que ficou conhecido como Plano Real. Esse foi bem sucedido, pois controlou a inflação do país, com um programa de financiamento externo.

O neoliberalismo brasileiro, já se esgotou o modelo de estado empresário, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com