ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Exames: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatampfranco • 12/12/2013 • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
NATURA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Salvador
17 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO
A Natura é uma grande empresa brasileira de cosméticos, fundada em 1969 e sediada em Cajamar, São Paulo. A empresa conta com quase sete mil funcionários, que atuam nas operações da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia) e Europa (França).
Este trabalho tem o objetivo de analisar esta empresa do ponto de vista estratégico, segundo os ensinamentos do professor e autor Michael Porter.
2. ANÁLISE DA MISSÃO, VISÃO E ESTRATÉGIA
Missão:
Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.
Visão:
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Os itens descritos acima foram muito bem definidos pela organização, pois quando fala da sua Missão, a Natura descreve a finalidade da existência da organização, utilizando termos como “A nossa razão de ser é...”, diretamente relacionada aos seus objetivos e aos motivos pelos quais foi criada. E ao definir sua Visão, relata aquilo que a empresa espera ser e realizar no futuro, como deseja ser vista, utilizando sempre os verbos no tempo futuro, de forma inspiradora, clara e concisa, contagiando clientes e colaboradores, apesar de não definir um tempo específico.
De acordo com estudos realizados sobre a empresa Natura, as informações divulgadas acima condizem com a realidade de uma forte marca, conhecida e admirada no mercado, tendo sua imagem associada à responsabilidade social, ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de seus produtos, confirmando a Missão apresentada.
Ainda segundo este estudo, o foco da Natura é voltado à inovação de produtos com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, confirmando aquilo que ela espera e promete em sua visão.
3. ESTRATÉGIA GENÉRICA
No que tange à Estratégia, a empresa oferece ampla variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, sempre se empenhando no lançamento e desenvolvimento de novos produtos. Investe em contínuo investimento nos programas de pesquisas e como conseqüência, foca na venda de produtos que possuam alto valor de percepção, permitindo-lhe estipular preços mais altos, atingindo as classes A e B.
Diante destas características, podemos afirmar que a estratégia genérica proposta por Porter mais próxima do posicionamento estratégico demonstrado pela Natura é a Estratégia de Diferenciação.
4. ANÁLISE SETORIAL
Ao analisarmos a empresa Natura segundo as cinco forças competitivas de Porter, percebemos que a empresa encontra-se na seguinte situação:
• Quanto à Rivalidade entre os concorrentes
No mercado de vendas diretas, o seu principal concorrente é a Avon, mas como já citado anteriormente, estas empresas atingem um público de classes diferentes.
A Natura também encontra concorrência nas empresas com sistemas de vendas varejistas e franqueadas como L´Oréal, Nívea, entre outros.
Apesar de vice-líder entre os fabricantes nacionais de cosméticos, a Natura compete de forma eqüitativa com os concorrentes solidamente estabelecidos no país.
A concorrência é um fator de extrema importância para a marca NATURA e principalmente para a estratégia de diferenciação dos produtos.
• Poder de Negociação dos clientes
A Natura atinge grande público porque oferece alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenças nas preferências dos consumidores. A empresa tem a preocupação de conquistar primeiro os seus clientes internos, que são os colaboradores e consultores, além de oferecer produtos elaborados com recursos da biodiversidade brasileira, atingindo, com isso, o público ecologicamente correto.
• Poder de Negociação dos fornecedores
A Natura se preocupa em manter um vínculo seguro no fornecimento de sua matéria-prima. Comprando-a de diversos fornecedores, possui contratos de longo prazo com os mais importantes e possui alguns custos de matéria-prima atrelados
...