ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS
Artigo: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laercioleb • 3/11/2014 • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 532 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS.....................................................4
3 SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA............7
4 TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS..........9
5 CONCLUSÃO..........................................................................................................11
6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
A atividade proposta para a realização do trabalho é resolver três desafios, propostos pelos professores de cada disciplina do semestre.
O objetivo do trabalho portanto, é permitir ao aluno reconhecer, em uma atividade prática, conceitos relacionados às disciplinas ministradas no 7° semestre, desenvolvendo os conteúdos abordados por meio de um texto.
Para a realização da tarefa foi realizada a pesquisa de acordo com o material didático indicado. Cada desafio foi proposto para se firmar o conhecimento adquirido ao longo do estudo.
2 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes.
O gerenciamento de projetos têm 5 fases (ou grupo de processos):
• Iniciação: Fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.
• Planejamento: Estudos e análises,recursos e o detalhamento do plano.
• Execução: Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.
• Controle: Monitoramento, controle e modificações.
• Finalização: Aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act): Planejar – Fazer – Verificar – Agir (corrigir e melhorar). O grupo de Planejamento corresponde ao Planejar; Execução, ao Fazer; e Monitoramento e controle englobam Verificar e Agir.
O termo Gerenciamento de Projetos é às vezes utilizado para descrever uma abordagem organizacional ao gerenciamento de operações rotineiras. Essa abordagem trata muitos aspectos das operações rotineiras como projetos a fim de aplicar as técnicas de Gerenciamento de Projetos a elas.
As 9 áreas de conhecimento da Gestão de Projetos são:
• Gerenciamento de Integração – Inclui os processos necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. O processo de integração do projeto consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. O objetivo deste é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.
• Gerenciamento do Escopo – Inclui os processos necessários para asegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto. Tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço desejado, seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.
• Gerenciamento do Tempo – Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Como: sequenciamento de atividades, estimativa de recursos, estimativa de duração, desenvolvimento de cronograma, e controle de cronograma.
• Gerenciamento de Custos – Inclui os processos envolvidos em estimativas e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Os processossão: estimativa de custos, orçamentação e controle de custos.
• Gerenciamento de Qualidade – Inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi empreendido. As etapas são: planejamento da qualidade, realização da garantia da qualidade, e realização do controle da qualidade.
• Gerenciamento dos Recursos Humanos – Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Consiste nos processos: planejamento de recursos humanos, contratar ou mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe.
• Gerenciamento das Comunicações – Inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Consiste eme planejamentos das comunicações, distribuição das informações, relatório de desempenho, e gerenciar as parte interessadas.
• Gerenciamento dos riscos – Inclui os processo de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. O objetivo é aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
• Gerenciamento das Aquisições – Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe. Consiste em planejar compras e aquisições planejar contratações, solicitar respostas de fornecedores,
...