AGV Desenho Técnico
Por: edudym • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 532 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Projeto Final Desenho Técnico
Veículo Guiado Automaticamente
Bruno Rodrigo Marchi Rumich
Eduardo Marschall
Maximo Silva Pacheco
2014
SUMÁRIO
01 – INTRODUÇÃO 03
02 - FUNCIONAMENTO BÁSICO DE UM AGV 03
03 – ESTRUTURA BÁSICA 03
04 – PRINCIPAIS MODELOS DE AGVs 04
05 – REFERÊNCIAS 06
01 – INTRODUÇÃO
Este documento te por objetivo mostrar a estrutura e o funcionamento básico de um veículo guiado automaticamente (AGV), assim como seus principais modelos.
02 – FUNCIONAMENTO BÁSICO DE UM AGV
AGV (Automatic Guided Vehicle) são veículos projetados para movimentar mercadorias e produtos dentro de um estabelecimento, conectando diversas máquinas dentro da área do armazém cuja função é poupar tempo, energia e espaço na logística empresarial. Veículos automáticos AGV foram integrados nos processos produtivos e são utilizados para o transporte, transferência e armazenamento de produtos.
AGV se movimenta de uma forma autônoma e automática e prescinde da presença de um operador e de obras fixas no chão; a soma destes fatores garante um grau elevadíssimo de flexibilidade no momento em que for preciso ampliar a rede.
Geralmente, o trajeto do AGV já é pré-definido pelo programador, assim como a capacidade de mudar de direção ou parar, em caso de haver obstáculos pelo caminho.
03 – ESTRUTURA BÁSICA
Um veículo guiado automaticamente deve possuir algumas estruturas básicas para conseguir realizar o trabalho desejado. Além de elementos como uma estrutura que possibilita a locomoção (como baterias e rodas). Os principais componentes de um AGV são:
- Painel de controle para receber, armazenar e transmitir todas as informações programadas, recebidas e percebidas, como trajeto, obstáculos e pontos de chegada e saída;
- Unidade de direção, responsável por guiar o veículo através da interpretação dos sensores e dos dados do painel de controle;
- Sensores: podem ser de luz, ultrassônicos ou magnéticos. Os dois primeiros utilizam-se de leituras constantes do ambiente para detectar obstáculos ou os principais locais de seu trajeto. Os sensores magnéticos necessitam de pontos magnéticos pré-determinados e posicionados para utilizá-los como referência.
04 – PRINCIPAIS MODELOS DE AGVs
- Veículos rebocadores: São os mais baratos e simples. Eles são usados em locais onde há um caminho fixo, parando apenas nos locais fixos de carga e descarga (imagem 01);
- Veículo Empilhadeira: São os mais utilizados em depósitos. Normalmente possuem garfos para poder pegar ou depositar a carga em locais mais altos ou de difícil alcance (imagem 02).
- Veículos para carga unitizada: São utilizados para carregar paletes. Possuem vários tamanhos e capacidades. Podem ser equipados com elevadores para pegar cargas de baixo para cima (imagem 03).
[pic 1]
Imagem 01
Disponível em < http://www.berzan.com.br/agv.htm > Acesso em 11/07/2014
...