ALFABETIZAÇÃO
Resenha: ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dananfer2 • 24/10/2013 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Só se aprende ler, lendo e só se aprende escrever, escrevendo. Na atividade da escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita do aluno. Essas atividades têm o objetivo de avançar na reflexão da Língua, aprender a letra a ser usada, e quantas letras usar, escrever textos com sentido, revisar ortografia e gramática.
O educador consciente de seu papel de alfabetizar pode realizar um trabalho visando desenvolvimento e construção da linguagem.
O processo de ensino e aprendizagem deve ser organizado de uma maneira que fique natural para o aluno.
Os construtivistas defendem que o professor é um mediador do saber.
Os métodos tradicionais acabam dificultando o processo de aprendizagem. É possível ler e escrever com as cartilhas tradicionais, mas elas levam o aluno apenas aprender a codificar e decodificar, a um processo mecânico de memorização, por defende-se o método construtivistas com textos que levam os alunos a aprender de modo mais natural.
As escolas precisam rever a práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida, as palavras fazem parte d nosso cotidiano.
A prática de alfabetização utilizando texto é algo novo para os alfabetizadores, muito não aceitam mudar seus métodos. Isso acaba por prejudicar os alunos.
O professor tem uma importante tarefa de propiciar aos seus alunos uma diversidade de textos, a escolha do material é muito importante para que haja por parte dos alunos interesse em aprender, para que eles tornem-se sujeitos capazes de interpretar, compreender textos e não sujeitos que tem apenas habilidade de ler e escrever.
...