ANALISE DE INVESTIMENTOS
Artigo: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paula128 • 1/4/2014 • 810 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
nto
A inflação se resume na variação e a sustentação do preço de bens e serviços, encontramos em estudos realizados para verificar se o projeto é viável ou não economicamente e elaborados com preços constantes, pressupondo que a inflação afeta de igual modo todos os preços e custos.
Embora os preços estejam sempre crescendo de forma diferenciado por produtos, deve se levar em consideração o impacto da inflação no processo de viabilidade do projeto, mesmo que muitos não dão devida importância, talvez por falta de informação, ou porque não é de costume fazer este estudo em relação a taxa de inflação. Mas alguns estudiosos defendem a ideia de que não é necessário considerar a inflação no momento da análise de investimento com porque tende se a corrigir automaticamente os efeitos da inflação sobre os valores nominais do investimento. Mas sempre observamos que acontecem sem ao contrario, principalmente em nosso país, por isso devemos nos preocupar com a inflação desde o projeto de viabilidade do investimento.
A inflação é o aumento o geral dos preços, e tem um impacto nos cash flows dos projetos de investimento a três níveis:
• Nos rendimentos nominais, que aumentam;
• Nas despesas nominais, que aumentam também;
• Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumentam.
A origem da inflação deriva de vários fatores, existem vários tipos de inflação as mais relevantes são Inflação de demanda,
Inflação de custos e
Inflação inercial.
O que é Imposto de renda:
Imposto de renda significa o valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto.
O imposto pago pelo trabalhador é denominado IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). A apresentação dessa declaração é obrigatória a todos os trabalhadores que possuem rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo.
O órgão responsável pela recolha do imposto de renda no Brasil é a Receita Federal. No website desse órgão é possível encontrar todos os documentos e softwares necessários para elaboração da declaração de imposto de renda. A Receita Federal é também responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes para verificação da veracidade. “Malha fina” é o termo popular dado a esse procedimento.
Do ponto de vista de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha após os impostos.
A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitas vezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto de renda na análise econômica de projetos.
O imposto de renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos da contabilidade da depreciação, que visam assegurar
condições para a reposição dos ativos fixos da empresa, quando isto se tornar necessário à continuidade das operações. Por esta razão, a legislação tributária permite às empresas
deduzirem de seu lucro anual a correspondente carga de depreciação
...