ANHANGUERA
Por: gabarron18 • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 501 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Ao decorrer dessa atividade pratica supervisionada (ATPS) mais especificamente falando na etapa 01, compreendemos alguns termos e seus significados ultilizados no conceito legal de empresarios do artigo 966 do codigo civil, no qual sao:
- Profissionalmente
-Atividade economica
-Atividade organizada
Alguns desses termos as vezes passam despercebidos no dia-a-dia por todos nos, e muitas das vezes nao sabemos o seus verdadeiros significados, podendo ate confundir algumas teorias, como o termo profissionalmente que segundo o art.966 significa uma atividade que envolve tres fatores: habilidade, pessoalidade e monopolio de informação que é quando a empresa controla e tem esclusividade das informações, o termo atividade economica que é unicamente obter lucro e riqueza, e o ultimo termo que é atividade organizada que resumindo tudo é basicamente a Empresa no qual inclui a produção-capital, mao de obra, insumos e tecnologias para a produção.
Alguns desses termos tem significados completamente diferentes no nosso dicionario da lingua portuguesa.
- Profissionalmente:
-Atividade economica:
-Atividade organizada:
Aprendendo esses termos e a diferença de alguns entre o artigo 966 do codigo civil e o dicionario comum, pesquisamos e aprimoramos nossos conceitos sobre como abrir uma empresa e sair da informalidade atraves de pesquisas e dados concluimos que varias trabalhadores se fazem a mesma pergunta.
Como se tornar um empresario autonomo e sair da informalidade atualmente?
A lei nº128 de 19 de dezembro de 2008 garantiu condiçoes especiais para trabalhadores que querem se legalizar, tendo vantagens como CNPJ que facilita na abertura de contas bancarias, pedido de emprestimos e emissao de nota fiscal, alem disso ele sera incluido no SIMPLES NACIONAL onde ficara isentos de pagar os tributos federais e apenas contribuira com 5% de um salario minimo para a previdencia social no qual essa quantia é atualizada anualmente. Desta forma o micro empresario tera direito aos beneficios concedidos pelo INSS.
È obrigatorio o registro do empresario no registro pulblico de empresas mercantis.
A inscrição do empresario deve ser feita por requerimento contendo: o seu nome, nacionalidade, domicilio, estado civil, e se for casado o regime de bens. A firma com a assinatura autografa, o capital, o objetivo e a sede da empresa.
Mais sempre ficando atento que empresario é aquele que exerce profissionalmente uma atividade afim de gerar bens ou serviços, ele tem iniciativa, perseverança e é corajoso para assumir os riscos, eficiente e tem um bom network, nao é considerado nessa categoria aquele que exerce atividade intelectual, de natureza cietifica ou artistica . E empresa que uma associação de pessoas para a exploração de um negocio que produz na intenção de obter lucro. A importancia de aprendermos esse conceitos é essencial assim como tambem buscarmos informações de todos os procedimentos, documentos etc. para que nenhum ocorrido venha nos surpreender na abertura do nosso proprio negocio.
Essas informações estao disponiveis na internet no site www.crcsp.org.br
Tudo que se precisa saber com mais detalhes, como os procedimentos, registros, prazos para o registro, informações sobre o contrato, documentos exigidos, incrições do CNPJ, incrição estadual e municipal entre outras questoes que estao bem claras nesse endereço virtual.
...