ANÁLISE DE CAMPO
Tese: ANÁLISE DE CAMPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robinsonbroz • 28/11/2014 • Tese • 850 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
ANALISE DE CAMPO DE FORÇA
A situação problema é uma resultante de forças que atuam em direções opostas.
Estas forças podem ser do tipo impulsoras, que tendem à elevar o nível de atividade ou restritivas que tendem à diminuir o nível de atividade.
Deve-se identificar as forças atuantes colocando-as em duas listas: impulsoras e restritivas, em seguida avaliar a intensidade destas forças de 1 a 5 e construir o diagrama de campo de forças. Qualquer que seja o número de forçasa sua soma sempre será zero, caracterizando o nível de atividade atual. As forças podem ser agrupadas em 3 categorias principais conforme seu relacionamento com “o eu” o indivíduo, “os outros” refere-se à outras pessoas ou “o ambiente” elemento de natureza não pessoal.
FONTE: <http://www.fesppr.br/~denise/CompOrg1/Aulas%20Virtuais/kurt_lewin.pps>
ANALISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Procura-se básicamente identificar o nível de vendas necessário para que a não ocorra prejuízos.
Devemos considerar que o lucro de uma empresa é dado pela difernça entre receitas e despesas. As despesas por sua vez podem ser classificadas em despesas fixas e as despesas variáveis.
As despesas variáveis são aquelas que variam proporcionalmente com a variação das receitas.
As despesas fixas por sua vez ocorrem sistemáticamente independentemente do movimento de vendas ou das receitas.
No chamado ponto de equilíbrio, o lucro é zero. Quando a diferença entre receita e despesas variáveis e fixas é igual a zero.
A diferença entre receita e despesas variáveis é denominada margem de contribuição. È possivel saber quando as despesas fixas são iguais a margem de contribuição determinando o volume de vendas que permita esta igualdade.
FONTE:<http://www.projetoe.org.br/vteams/teles/tele_02/leitura_01_3.html:
ANÁLISE DE VANTAGENS E DESVANTAGENS
Outro processo simples para a tomada de decisão é a lista de prós e contras. Em outras palavras, as vantagens e desvantagens.
Este método também se aplica a todos os tipos de resolução de problemas, onde as questões e implicações precisam ser compreendidas e uma decisão tem que ser feito.
FONTE:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.businessballs.com/problemsolving.htm
ÁRVORE DE DECISÕES
É uma ferramenta gráfica, que permite identificar os passos necessários para a obtenção de um certo objetivo. Este diagrama funciona como um mapa onde são indicados todos os passos para a execução de um projeto, ou atividade.
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/silvino/cap3.htm
DIAGRAMA DE ISHIKAWA- ESPINHA DE PEIXE- 6M’s
O diagrama de causa e efeito – também conhecido como espinha de peixe, foi criado originalmente para identificar as causas dos problemas no processo de produção de um produto (indústria), mas a sua utilização foi mais além, podendo ser aplicada em qualquer tipo de problemas organizacionais.
O diagrama de causa e efeito parte de um problema, considerado o efeito do diagrama e de todas as influências dele,consideradas as causas do diagrama. Esse efeito e as causas identificadas são colocados no formato de uma espinha de peixe, o que facilita muito a visualização, a relação entre todas as causas e como o efeito (problema) pode ser resolvido.
Também é conhecido como: diagrama causa-efeito, diagrama 4M, diagrama 5M e diagrama 6M.
Este diagrama é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes:
* Método
* Matéria-prima
* Mão-de-obra
* Máquinas
* Medição
* Meio ambiente
FONTE:
<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/espinha-de-peixe/29237/>
<http://borboleta848.blogspot.com/2007/11/espinha-de-peixe.html>
P.D.C.A – 5W- 2H
A
...