AP LINGUA PORTUGUESA
Por: GABYJAQUES • 21/3/2016 • Monografia • 435 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
- Qual é o tema que trata o editorial e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retirem do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retirem do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O tema do editorial trata-se do ponto de vista do autor na linguagem usada pelos juízes, que seriam palavras demasiadas. Nota-se por dois trechos citados: ‘’ Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer’’. ‘’Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu’’.
Um dos argumentos usado pelo autor seria o fato de que ao assistirmos a um julgamento ‘’nos sentiríamos totalmente profanos’’. Outro argumento seria que com toda essa verbosidade ‘’parecem adotar um estratagema indolente’’ para processos.
‘’Se disseminasse uma disciplina retórica, objetiva e direta os benefícios seriam incalculáveis’’.
- Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
- ‘’Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça oratória em todos os tempos’’.
- ‘’Seria incalculável o beneficio, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta’’.
- Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimentos prévios? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
Esses dois trechos exigem do leitor conhecimentos ‘’Lingüístico’’ que seria a competência do falante em relação à gramática de sua língua materna. ‘’Textual que é construído pela convivência com diferentes gêneros de textos, em diferentes situações de comunicação. ‘’De mundo’’ que seria o conjunto de conhecimentos que o leitor adquiriu em seu processo de aprendizado formal e informal.
No primeiro trecho exige um conhecimento lingüístico, para que o leitor possa compreender a gramática. Já no segundo trecho é preciso um conhecimento textual, por conter palavras mais formais que exige uma convivência de diferentes textos, situações e gêneros. Ambos de conhecimento de mundo, ou seja, o que acontece ao seu redor, no mundo, incluindo experiências vividas e seu processo de aprendizagem.
De modo geral o trecho necessita de conhecimento prévio sobre a língua e seu funcionamento, sobre os textos e suas estruturas, sobre mundo em geral, sobre a especificidade da situação de comunicação, além daqueles adquiridos por meio das experiências pessoais do leitor.
...