AQUECIMENTO, RELAXAMENTO, DIVULGAÇÃO E SEDENARISMO
Relatório de pesquisa: AQUECIMENTO, RELAXAMENTO, DIVULGAÇÃO E SEDENARISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tati1000 • 16/12/2014 • Relatório de pesquisa • 929 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
AQUECIMENTO, RELAXAMENTO, ALONGAMENTO E SEDENTARISMO
Aquecimento e Alongamento
O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer atividade esportiva.
Pesquisas indicam que um bom alongamento pode reduzir o risco de lesões em até 70%.
Lembre-se de alongar no inicio e ao final de qualquer atividade física.
Esta rotina de exercícios deverá se realizada três vezes por semana.
Aquecimentos
Execute-o antes alongamento. Embora alguns autores afirmam que não importa se aquecimento vem antes ou vem depois do alongamento, perece-nos que o corpo previamente aquecido executa melhor os alongamento.
Alongamento
Segure cada posição por aproximadamente 30 segundos. Não alongue mais que a sua capacidade, ou seja, não force demais. Para alongar siga as orientações abaixo.
Exemplos:
Relaxamento
Após uma sessão de alongamento é fundamental relaxar por alguns minutos para diminuir o estresse corporal e acalmar a atividade mental. O relaxamento pode aumentar a sintonia entre o corpo e a mente. Durante o relaxamento é importante realizar respirações lentas e profundas.
Exemplos:
Sedentarismo
O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos.
Quando se fala em atividade física, ela não está necessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser a caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforços, limpando suas casas. O Sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, pessoas que não tem costume de fazer qualquer exercício. Para sair da classificação do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana.
A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.
A prática da atividade física traz benefícios à saúde, como:
• Ajuda a controlar o peso;
• Diminui a pressão sanguínea;
• Reduz o risco de desenvolver a pressão
...