ASBESTOSIS
Projeto de pesquisa: ASBESTOSIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaislc • 19/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
ASBESTOSE
Vitória -2013
ASBESTOSE
Trabalho do curso de Tec. Segurança do trabalho, Colégio São Gonçalo, referente ao Trabalho de ASBESTOSE, ministrado pela professora...
Vitória -201
SUMÁRIO
ASBESTO OU AMIANTO .............................................................. 5
SINAIS E SINTOMAS .................................................................... 6
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL....................................................... 7
TRATAMENTO............................................................................... 8
PREVENÇÃO ............................................................................... 9
MEDICAMENTOS ........................................................................ 10
MEDIDAS PREVENTIVAS ........................................................... 11
BIBLIOGRAFIA ............................................................................. 12
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é falar sobre a doença causada pelo asbesto ou amianto, que com determinado tempo de exposição pode levar ao trabalhador envolvido, à serias doenças respiratórias.
AMIANTO OU ASBESTO
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas (alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria.
É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.
Os nomes latino e grego, respectivamente, amianto e asbesto, têm relação com suas principais características físico-químicas, incorruptível e incombustível.
Está presente em abundância na natureza sob duas formas: serpentinas(amianto branco) e anfibólios(amiantos marrom, azul e outros), sendo que a primeira - serpentinas- correspondem a mais de 95% de todas as manifestações geológicas no planeta.
Já foi considerado a seda natural ou o mineral mágico, já que vem sendo utilizado desde os primórdios da civilização, inicialmente para reforçar utensílios cerâmicos, conferindo-os propriedades refratárias.
SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente só depois da formação de muitas cicatrizes e quando os pulmões perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas são a dispneia ligeira e a diminuição da capacidade para o exercício.
Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crónica juntamente com asbestose podem tossir e ter uma respiração sibilante. A respiração torna-se, gradualmente, mais difícil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose têm dispneia e insuficiência respiratória.
Por vezes a inalação de fibras de amianto pode fazer com que se acumule líquido no espaço que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasiões, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdómen, chamados mesoteliomas peritoneais.
Os mesoteliomas causados pelo amianto são um tipo de câncer o que não se consegue curar. Geralmente, aparecem depois da exposição à crocidolite, um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, também produz mesoteliomas. O crisótilo, provavelmente, não produz mesoteliomas, mas, às vezes, está contaminado com tremolite, e esta causa-os. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposição ao amianto.
O câncer do pulmão está relacionado, em parte, com o grau de exposição às fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancêr do pulmão desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que também fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um maço por dia.
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL
O desenvolvimento da doença possui relação com o tempo de exposição ao asbesto, com o tipo de mineral inalado e com a quantidade envolvida. Todos os tipos de asbesto provocam asbestose. Encanadores, soldadores, zeladores, eletricistas, mineradores e carpinteiros, por exemplo, são profissionais que se enquadram dentro do grupo de risco para a enfermidade.
Alguns tipos de exposição:
• A exposição ocupacional é a principal forma de exposição e contaminação;
• Ocorre, principalmente, através da inalação das fibras de amianto, que podem causar lesões nos pulmões e em outros órgãos;
• A via digestiva também deve ser considerada como fonte de contaminação.
TRATAMENTO
Atualmente não há uma cura para a asbestose.
...