ATPS - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Trabalho Escolar: ATPS - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: profmariana85 • 19/9/2013 • 968 Palavras (4 Páginas) • 412 Visualizações
Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação
ALGORITMOS
Algoritmo é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Resumidamente podemos definir algoritmo como sendo uma “receita de bolo”, ou seja, uma série finita e bem definida (não ambíguas) de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado. Para que um algoritmo seja bem executado e escrito de maneira simples encontramos algumas ações com propriedades especiais: todo algoritmo tem início e fim; o ponto e vírgula (;) que estabelece a ordem na qual as ações devem ser executadas; a alternativa (se <condição> então) que serve para tomada de decisão, executando um conjunto de ações caso a condição seja verdadeira; repetição (repita) que repete um conjunto de ações enquanto a condição for verdadeira.
PSEUDOLINGUAGEM
As pseudolinguagens tentam aproximar os algoritmos computacionais da linguagem natural, sendo especialmente adequadas para utilização em cursos introdutórios sobre a arte de programar computadores. Elas permitem mesclar regras e estruturas rígidas, com descrições de ações em linguagem natural, tornando possível postergar detalhes minuciosos para o momento de modelar o algoritmo na linguagem executável do computador. Utilizamos o PORTUGOL, ou seja, o português em conjunto com as regras de construção de algoritmos.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
Um algoritmo para ser executado sem erros deve seguir uma estrutura de controle bem definida:
- Início – o programa é iniciado;
- Declaração de variáveis – um espaço de memória do computador é separado para armazenar essas variáveis que poderão ser usadas no decorrer do programa;
-Ações – leitura de variáveis, escrever algo na tela, ações com propriedades especiais (se, repita), etc. Essas ações devem estar bem estruturadas para que o algoritmo seja executado de maneira correta;
-Fim – o programa é finalizado.
TIPOS PRIMITIVOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS
Uma variável é um local que armazena um tipo especifico de conteúdo, Uma variável contém um valor que pode ser modificado durante a execução do programa. A variável possui um identificador (nome). Temos alguns tipos básicos no Portugol: inteiro, real, caracter, lógico.
OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS
Operadores aritméticos são utilizados para expressar equações matemáticas (+, -, /, *). Os operadores lógicos (e, ou, ~) e relacionais (<, >, =, <=, >=, < >) são usados nas estruturas alternativas e repetitivas.
CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO EM C
Entre as principais características do C, podemos citar:
-O C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada;
-Programas em C são compilados, gerando programas executáveis;
-O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica, podem ser facilmente implementadas usando instruções em Assembly. Por esta razão o C é a linguagem preferida dos programadores de aplicativos;
-O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens;
-Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perde funcionalidade, pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. Os fabricantes de compiladores fornecem uma ampla variedade de rotinas pré-compiladas em bibliotecas.
VARIÁVEIS E FUNÇÃO MATEMÁTICA QUE RESUME O CÁLCULO DO PESO TEÓRICO DE UMA BOBINA FILHA
float pml, ptotal;
int l, d;
ptotal=l*(d/1000)*pml;
Relatório 2 – Programação Estruturada
Todo programa em C começa com as diretivas de compilação, que são os comandos que instruem o computador a realizar determinadas tarefas antes de iniciar a compilação de todos ou parte do programa. Todas as diretivas iniciam com #include, e os arquivos tem extensão .h.
As diferenças entre os tipos de variáveis do Portugol para o C são: inteiro = int; real = float, double; caracter = char; lógico = bool (normalmente não é necessário tipos booleanos para testes lógicos). O comando de atribuição em linguagem é dado pelo símbolo = (igual).
Exemplo: float A, B, C; A = 10; B = 20; C = A + B;
Os blocos de comando, definidos no portugol pelas palavras início/fim, na linguagem C serão representados pelas {} (chaves).
Exemplo:
#include<stdio.h> //diretiva de compilação
int a; //declaração de variável tipo inteira
int main( ) //função principal do programa
{ //início do programa
a=10; //atribuição de valor a variável
printf(“O valor de é: %d”, a); //imprime O valor de a é 10
} //fim do programa
A função printf é a função padrão para exibir uma mensagem,
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