ATPS Analise Das Demonstrações Financeiras
Trabalho Universitário: ATPS Analise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineeVagner • 23/9/2013 • 684 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
2. ETAPA 1 – Passo 1 e 2
Foram discutidas pelo grupo as demonstrações que têm por intuito demonstrar a situação financeira da empresa, utilizando sempre características de comparações de resultados anteriores. Cada demonstração possui sua finalidade: Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultado, Demonstrações de Valores Adicionados, Demonstrações de Fluxo de Caixa, dentre outros tipos de demonstrações de financeiras, abordamos as principais que serão exemplificados nos tópicos a seguir. Dentre as demonstrações financeiras destacamos:
Balanço Patrimonial: Tem como principal objetivo destacar as movimentações ligadas ao patrimônio liquida da empresa, tem como divisões;
1. Ativo, representa os bens e direitos que a empresa possui:
• Circulante, representa os direitos Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.
• Realizável à Longo Prazo, representa os ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano. Principais contas: Créditos de Coligadas/Controladas.
• Permanente, representa os ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. Geralmente não estão disponíveis para venda. Principais contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis, Terrenos, Edifícios, etc.).
2. Passivo, representa as dividas e obrigações que a empresa possui:
• Circulante, representa as obrigações que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.
• Exigível a Longo Prazo, representa as obrigações que a empresa deve pagar a partir de 1 ano. Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.
3. Patrimônio Líquido representa os recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio. Principais contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.
DRE – Demonstração do Resultado do Exercício: Tem como principal objetivo mostrar a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual). A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. É calculado de forma que soma-se as receitas e diminui-se as despesas e/ou custos.
Estrutura da DRE:
RECEITA DE VENDAS
(-)
Custos Produtos Vendidos
LUCRO BRUTO
DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas com Vendas
Despesas Administrativas
Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
# Equivalência Patrimonial
LUCRO OPERACIONAL
# Resultados não Operacionais
# C.M. do Balanço
Provisão do Imp. Renda
LUCRO LÍQUIDO
...