ATPS CUSTOS
Trabalho Escolar: ATPS CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cmkohls • 20/9/2013 • 2.176 Palavras (9 Páginas) • 471 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO 4
3 ABORDAGENS HUMANISTICAS, NEOCLASSICAS E ESTRUTURALISTAS DA ADMINISTRAÇÃO 8
3.1 ABORDAGENS HUMANÍSTICA 8
3.2 ABORDAGENS NEOCLÁSSICAS 8
3.3 ABORDAGENS ESTRUTURALISTAS 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de relatar sobre o homem como administrador desde os tempos primórdios, além de uma breve explanação sobre a revolução industrial e sua contribuição para o surgimento das teorias da administração, de Taylor e Fayol que tem grande influencia nas organizações.
Antes da revolução industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual, no máximo com o emprego de algumas máquinas simples, esses trabalhos eram produzidos em oficinas nas próprias casas dos artesãos e os profissionais da época dominavam muitas etapas dos processos produtivos. Com a revolução industrial trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão, perdendo posse da matéria prima e do produto final.
O Pensamento administrativo é marcado pela evolução constante desde quando os primeiros estudos procuravam adaptar as pessoas ás máquinas. Devemos levar em consideração que as empresas diferem uma das outra. Mesmo produzindo o mesmo produto ou prestando o mesmo serviço, a estrutura pessoal e funcionamento difere em cada empresa.
Com o desenvolvimento e a grandiosidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las corretamente, tendo assim surgido as Teorias da Administração. Teorias que se preocupavam com alguns aspectos e varáveis dentro das empresas, se detendo às vezes somente nos problemas imediatos e concretos da empresa. Com o tempo as teorias se expandiram, ampliando fundamentos e conclusões, tentando buscar e solucionar os problemas que surgiam durante os processos.
2 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Trata-se de uma história com desenvolvimento lento e que teve início a centenas de anos a.C., através dos povos que procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes, vamos citar algumas principais:
• Influência dos Filósofos: Esta data desde os tempos da antigüidade e teve suas primeiras ‘definições’ a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna;
• Influência da Igreja Católica: Durante muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficou à cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.). Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações;
• Influência da Organização Militar: Esta influenciou o aparecimento das Teorias da Administração. Resultam da organização militar daquela época: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrentes destes princípios surgem ainda à centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações. Outra grande contribuição foi o princípio de direção, relacionado ao soldado (na empresa, ao funcionário) e a sua consciência sobre os seus afazeres. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto;
• Influência da Revolução Industrial: A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração (surgidas pela interferência primeira da Igreja e das Organizações Militares), sendo este respaldado nos avanços tecnológicos nos processos de produção alcançados até então, da construção e utilização das máquinas, e da crescente legislação para defesa do trabalhador. Portanto, a Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários, de atender a demanda em expansão. A administração deve tão somente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa moderna, graças principalmente ao avanço tecnológico e descoberta de novas formas de energia, substituindo o modo artesanal por um industrial de produção;
• Influência dos Economistas Liberais: Surge o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Adam Smith funda a economia clássica, com ponto principal voltado para competição. Ele acredita na existência de uma ‘mão invisível’ que governa o mercado. Smith ainda cria os conceitos de racionalização da produção, especialização e divisão do trabalho. Ele reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da administração. Quando do aparecimento do novo capitalismo, surgem Marx e Engels com a publicação do Manifesto Comunista, livro que faz toda uma análise sobre os regimes econômicos, sociais e políticos da época. O socialismo e do sindicalismo obrigam o capitalismo ao caminho do aperfeiçoamento de todos os meios de produção e a adequada remuneração. Surgem, então, os primeiros esforços no sentido de racionalização do trabalho como um todo.
Voltando a Revolução Industrial, esta se desenvolveu em duas fases distintas: a primeira fase em 1780 a 1860. È a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como a nova fonte de energia, e do aço, como nova matéria-prima.
A Revolução Industrial contribuiu para o surgimento das Teorias da Administração, de Taylor e Fayol que até hoje tem grande influência nas organizações, no qual falaremos a seguir.
Os estudos de Taylor são divididos em dois períodos:
...