ATPS Contabilidade
Seminário: ATPS Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikeferreira3 • 23/11/2013 • Seminário • 483 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
A contabilidade é um meio de avaliara a produtividade de uma empresa para isso se utiliza de ferramentas de natureza econômica, financeiras entre outras. As informações obtidas são de grande importância para seus usuários; como por exemplo, acionistas, credores em geral, integrantes do mercado de capital, etc.
Há diferentes tipos de informações na contabilidade, porém uma completa a outra, são elas:
Informação de natureza econômica: Que é o capital o patrimônio e DRE. Informação de natureza financeira: Fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física: Lida com as quantidades geradas de produto e serviços, como numero de clientes em uma empresa, numero de funcionários etc.
Informação de natureza de produtividade: Mistura de conceitos de avaliação e quantitativos. Ex: Receita bruta per capita.
Para constituição do núcleo central da contabilidade se utiliza a informação de natureza financeira e econômica.
Para uma avaliação contábil precisa, é necessário que a empresa divulgue todas as informações, sua situação patrimonial e de resultados permitindo ajustes.
A contabilidade de forma geral envolve muitas áreas, e aspectos como, por exemplo, o jurídico, financeiro entre outros, pois só tendo uma ampla visão da empresa, é possível avalia – lá financeiramente.
DEFINIÇÕES
Relatórios Contábeis: São exposições resumidas e ordenadas de dados colhidos pela contabilidade, que utilizam dados contábeis para se expor no relatório. São divididas em dois:
• Obrigatórios: exigidos por lei, conhecidos como demonstrações financeiras. São estabelecidas no final do exercício social as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração de Lucros ou prejuízos acumulados (DLPA); Demonstração de Mutação de Patrimônio Liquido (DMPL); Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração de valor adicionado(DVA).
• Não Obrigatórios: Os não exigidos por lei, dependendo do tipo de empresa.
Ativo: É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a organização, ou seja, são os bens e direitos de uma empresa.
Passivo: É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
Patrimônio Liquido: É um valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos os passivos,ou seja, é o total dos investimentos dos proprietários no negócio.
Receita: São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou até mesmo a diminuição de passivos que resultam em aumentos do PL, ou seja, são as vendas que a empresa efetua.
Despesas: São os decréscimos nos benefícios econômicos durante um período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou aumento de passivos, que resultam em decréscimos do PL.
Perdas: O FASB define
...