ATPS Contabilidade
Trabalho Escolar: ATPS Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hisatugo • 3/5/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Passo 2 (Equipe)
Ler o texto: Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, disponível em:
<https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0> Acesso em: 28 abr.
2013, e em no máximo duas laudas redijam resumo sobre o documento, mencionando o que
vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.
Os bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, são denominados patrimônio.
No âmbito contábil, pode se controlar o dinheiro, imóveis, mercadorias, contas a receber e a pagar, bem como seus direitos e obrigações.
O patrimônio é formado por elementos positivos e negativos, sendo os bens e obrigações o lado positivo e as obrigações seu lado negativo.
Os bens e direitos formam o ativo, e as obrigações o passivo.
Os bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, podem ele ser:
Bens corpóreos: Esses são materiais de existência física, bens tangíveis, como: Dinheiro, mercadorias, imóveis, estoques e etc.
Bens incorpóreos: Esses são os que não existem fisicamente, bens intangíveis, como: Marcas, patentes, programas de computador e etc.
Os diretos representam os créditos, são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros, em geral são representados por títulos e documentos, como: Faturas, notas fiscais, duplicatas e etc.
As contas a pagar ou a compensar representam as obrigações patrimoniais, sendo as mais comuns, compra a prazo de mercadorias e bens para uso e empréstimos e financiamentos bancários ainda não pagos, salários a pagar e impostos e tributos.
Assim fica entendido que o patrimônio, com seus bens, direitos e obrigações, é uma excelente ferramenta contábil que consegue demonstrar a situação em que a pessoa física ou jurídica está economicamente em um determinado momento.
...