ATPS Contabilidade Geral
Trabalho Universitário: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sheylaa • 21/5/2014 • 3.331 Palavras (14 Páginas) • 266 Visualizações
ETAPA 01
PASSO 1 – QUESTIONÁRIO
1-Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?
O objetivo das informações contábil é ajudar na identificação dos gatos e auxiliar na tomada de decisões, ou seja, ela tem o papel de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar as informações sobre tudo que entra e sai no faturamento da empresa aos gestores. A Contabilidade é uma exigência legal, e todas as empresas, desde a de pequeno até uma de grande porte, tem que ter um contador para auxiliá-los nas informações contábeis da empresa.
Os relatórios e entendimentos da informação contábil proporcionam aos gestores a tomar a melhor decisão cabível para o momento. A contabilidade da todo o embasamento para que os gestores façam planejamentos e controle das despesas da organização.
2-Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?
O administrador tem que ter uma visão de como aplicar planos e estabelecer metas na organização que ele pertence, além disso, em relação ao fluxo de caixa, ele tem o poder da movimentação e da aplicabilidade do dinheiro onde ele achar necessário. Já o contador, só monitora as movimentações sem o poder de interferência. Na tomada de decisões cabe ao contador voltar a sua atenção à coleta de dados e apresenta-los. Já o administrador, analisa esses demonstrativos e relatórios, de desenvolve dados adicionais, baseados em avaliações, visando os riscos e retornos inerentes.
Em suma, o Contador, tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da empresa e enxergar a situação financeira, já a principal função do Administrador é maximizar lucro.
3-Das diferentes profissões que o contador pose atuar, qual você escolheria e por quê?
O Contador pode atuar em diversas funções tais como:
• Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil.
• Atuário junto a seguradoras, bancos, prefeituras, administradoras de planos de saúde.
• Auditor externo, interno e independente.
• Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc.
• Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.
• Analista de contabilidade.
• Professor da área contábil.
• Assessor, na prestação de serviços.
• Pesquisador.
A contabilidade oferece um grande leque de escolhas e opções de atuação. Ainda precisamos conhecer e estudar cada uma delas, para assim escolhermos a área mais cabível e que nos dará mais prazer em trabalhar.
4-Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.
Os primeiros sinais da contabilidade surgiram em cerca de 4.000 a.C.. Entende-se que desde os tempos antigos, os homens tinham o hábito de praticar trocas de mercadorias, com a intenção de aumentar as suas posses, ou seja, podemos dizer que a contabilidade surgiu pela necessidade do homem em acompanhar e controlar as suas riquezas.
Historicamente a contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver:
• Números;
• Escrita;
• Existência da moeda.
No início, era possível só era possível registrar esses “bens” através de argilas, e no Egito, há milhares de anos atrás, era utilizado o papiro, que deu origem aos livros contábeis.
À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.
Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.
O surgimento do mercado globalizado que aumentou a concorrência, as informações contábeis acabaram tornando-se indispensáveis para a elaboração de estratégias e criação de vantagens competitivas para possibilitar a concorrência entre pequenas e grandes empresas.
Fazendo uma análise de tudo que é movimentado dentro da empresa, temos que usar alguns conceitos da contabilidade, que é fundamental para distinguir e saber o que é bens, direitos e obrigações, comparando uns com outros, podemos ver que existe algumas diferenças, mas sempre um vai estar ligado ao outro, até chegar ao patrimônio líquido da empresa, que é o seu objetivo principal.
Todos os bens da empresa são algo físico e que está reservado e que pode ser usados por eventuais necessidades, e que pode ser um bem físico adquirido ou aplicado.
PASSO 02 – ENTENDIMENTO SOBRE BENS, DIREITOS, OBRIGAÇÕES E PATRIMÔNIO.
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, ou seja, é tudo que a empresa investiu e gastou num longo período, sendo assim, já podendo ter uma visão de quanto à empresa terá de retorno no final do período.
Bens, segundo o Professor Vanderlei “é tudo aquilo que atende as necessidades da empresa, para o seu uso, consumo ou para troca” (visto em sala na data de 18/03/2013).
Temos os seguintes tipos de bens:
• Bens Materiais: são aqueles que possuem existência física, podemos ver e pegar e possuem existência no espaço. Ex: lápis, borracha, veículos, máquinas, equipamentos, prédios,
...