ATPS Contabilidade Geral
Casos: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arianaaa • 24/10/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Pequenas e Médias Empresas
Demonstrações contábeis são as extraídas dos registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade.
O objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas (PMEs) é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade, que é útil para a tomada de decisão.
As informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser apresentadas de maneira compreensível para o usuário, devem ser confiáveis e relevantes, pois informações de qualidade ajudam na tomada de decisão.
No Brasil as sociedades por ações fechadas, mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte. As sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte, também são tidas, para fins deste Pronunciamento, como pequenas e médias empresas.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.
Para facilitar a análise e sua interpretação o Balanço Patrimonial é organizado por um Plano de Contas.
O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que ordena de forma objetiva o grupo de contas do Balanço Patrimonial. E cada empresa elabora o seu plano de acordo com suas atividades e a complexidade de suas operações.
Ativo
São os bens e direitos da empresa, no Ativo é registrado tudo que é de propriedade da empresa e que está sob seu domínio.
O ativo é subdividido em:
Circulante: são as contas que estão em circulação ou movimento constante, exemplo: Caixa, Banco Conta Movimento, Valores a Receber, Estoques, entre outros.
Não circulante: Demonstra todos os Bens e Direitos, que serão ou poderão ser movimentados pós 360 dias. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável , Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
Passivo
O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, são as dívidas que elas têm com terceiros.
O passivo é subdividido em:
Circulante: são as obrigações exigíveis que deverão ser liquidadas no prazo máximo de um ano, exemplo, Fornecedores e Salários a Pagar, Encargos Sociais e impostos a recolher, entre outros.
Não circulante: São as obrigações que serão liquidadas com prazo superior a um ano, como, Financiamentos.
Patrimônio liquido
Patrimônio líquido é o resíduo dos ativos reconhecidos menos os passivos reconhecidos.
As regras básicas que orientam a distribuição
...