ATPS Contabilidade Gerencial
Trabalho Escolar: ATPS Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jgabetel • 1/6/2014 • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 488 Visualizações
O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE
Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo principal da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Neste particular compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise, aliás, a simples aglomeração de dados é algo extremamente simples de se obter através dos atuais sistemas de informações computacionais, a relevância da contabilidade gerencial reside na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir uma linha de produtos, terceirizar, enfim, cabe ao contador atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes linhas de ação. A decisão do administrador deve levar em consideração à informação pretérita, a informação pretérita atualizada, a informação presente e análise de conjuntura para as possibilidades quanto ao futuro. As circunstâncias históricas do passado e presente estão associadas à predição do futuro e o contador gerencial sempre deve apresentar a relatividade dos números, identificando o período anterior, o período atual e os parâmetros a serem alcançados conforme Oliveira (1990, p. 48).
A Contabilidade Gerencial abrange de forma seletiva todos os segmentos hierárquicos existentes numa empresa. A seletividade fornece um padrão de agregação diferenciado de informações específicas para atendimento da demanda de determinada clientela.
OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhada que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização,tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAIS
Os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
• Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
• Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
• Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
• Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL
Mas onde começa a Contabilidade Gerencial e termina a financeira, ou seja, conforme Iudícibus (1998, p.22), onde é o ponto de ruptura?
Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze (2000, p.31).
Segundo Padoveze (2000, p.31) e Atkinson et al. (2000, p.38), existem algumas características que diferenciam os métodos das duas contabilidades.
A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.
Enquanto a Financeira fornece informações para mensuração financeira, estruturadas na Ciência Contábil, a Contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro,enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.
Outra característica apresentada por Atkinson et al, que diferencia as duas contabilidades, é que a financeira é muita agregada e refere-se toda a empresa. A gerencial fornece as informações das decisões e ações locais de forma não agrupadas.
ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL
1 . Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;
2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;
3. Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;
4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;
5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;
6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;
...