ATPS DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS ETAPA 1 A 4
Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS ETAPA 1 A 4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JCC1981 • 25/3/2015 • 2.453 Palavras (10 Páginas) • 405 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Naviraí/MS
CURSO: Adm – 1º Semestre 2013 EAD
DISCIPLINA: Gestão do Conhecimento
PROFESSOR EAD: Roberto Procópio Silva
TUTOR EAD: Roni Everson Buglia
ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTEGRANTES DO GRUPO
Nome RA
Everton Pestana Albuquerque 6660207500
Milton Cardoso dos Santos 6228457890
Viviane Corumbá 6740071386
Priscila Evelin Camacho 6682014562
Caçapava, 16 de junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, muitos autores dedicaram-se ao aprofundamento das questões relacionadas com o conhecimento, nas empresas, e com a identificação das características das organizações, cuja visão, missão, estratégia, cultura, estrutura organizacional, estilo gerencial, estratégia de Gestão de Pessoas, normas, processos e práticas lhes garantem eficiência e eficácia. Destacam-se, entre eles, IKAUJIRO NONAKA, HIROTAKA TAKEUCHI, THOMAS STEWART, JOSÉ C. TERRA e IDALBERTO CHIAVENATO. São unânimes ao concluir que as empresas líderes em seus ramos de negócio apresentam características comuns de gestão, de ambiente de trabalho, de liderança, de postura e de aprendizado, relacionadas com o que se tem denominado de Gestão do Conhecimento.
CONCEITOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento é um conceito difícil de ser definido com precisão e simplicidade. Todavia, procuraremos mostrar a seguir qual é o conceito que está por trás desta nova ferramenta de gestão. Segundo o European Guide to Good Practice in Knowledge Management (2004), “gestão do conhecimento é a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimento individuais e coletivas”.
Definição Gestão do Conhecimento - É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.
Definição Gestão do Conhecimento - O sistema de Gestão do Conhecimento se define como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.
Exemplo: Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia.
Gestão do conhecimento no mercado de TI
Valorização do conhecimento no mercado
No mercado de TI onde o conhecimento centralizado é uma das maiores barreiras na evolução de empresas, onde é impossível poucas pessoas dominarem toda tecnologia, ferramentas e plataformas disponíveis, é imprescindível a descentralização, criando canais de comunicação rápidos com todos os envolvidos.
Atualmente o patrimônio organizacional deixou de ser bem material, passando a ser a capacidade em prosperar da organização. Conforme artigo do UOL, “Só para ter uma ideia do valor do conhecimento em nossos dias, nós mandamos navios carregados de soja para os países ricos. Mas um navio de soja exportado pode valer menos que uma nova cultura de bactérias que importamos, por exemplo.” (http://webinsider.uol.com.br/2005/08/29).
O aprender e o inovar organizacional, caminham juntos ao aprender individual de seus colaboradores, ou seja, para o crescimento organizacional é necessário o incentivo a todos os envolvidos, apresentar canais de compartilhamento de conhecimento, construindo a política do “Eu posso contribuir também”, isso desencadeia em motivação e também num crescimento organizacional.
A gestão do conhecimento não acontece dentro da organização, é internamento que se dissemina a ideia e a importância do conhecimento, porém é externa a coleta de novos conceitos, de ideias inovadoras, cabendo a instituição incentivar a busca e permitir apresenta-las, possibilitando usá-las dentro da organização.
Gerenciamento de conhecimento
Para gerenciar conhecimento é fundamental a valorização de pessoas, pois são essas que detém o conhecimento genuíno, aquele associado com técnica e prática, que quanto mais se compartilha e pratica, mais cresce.
O conhecimento organizacional deve estar alinhado à estratégia de negócio e a tarefas práticas desenvolvidas pelos colaboradores, influenciando positivamente os resultados de empresas e indivíduos, através de aprendizagem e conhecimento.
Muitas organizações sabem da necessidade de gerir o conhecimento, mas ainda não sabem como trabalhar com esse processo, sendo comum a dificuldade de muitas pessoas e organizações a saberem como lidar com estes recursos adequadamente.
A fim de auxiliar organizações e colaboradores a usarem e investirem em conhecimento, abaixo seguem alguns critérios que devem ser levados em conta:
Mapear o conhecimento organizacional
Qual o domínio de seus colaboradores?
Crie um mapa e identifique o que cada colaborador tem domínio. Permita que todos tenham acesso a informações de domínio dos colaboradores.
Essas informações devem ser atualizadas constantemente. Isso deve ser uma política institucional.
Exemplo: Fiz um curso, concluí a especialização, tive experiência em uma nova ferramenta, preciso atualizar no meu currículo organizacional.
Antes de alocar tarefas é preciso consultar o conhecimento do sujeito a ser alocado, é necessário saber se ele tem ou não
...