ATPS GESTÃO DA QUALIDADE
Dissertações: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dsrocha • 30/11/2013 • 4.407 Palavras (18 Páginas) • 700 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR (A) EAD: MONICA SATOLANI
PROFESSOR TUTOR: DANIELE CARVALHO DO NASCIMENTO
PERIODO: 8º SEMESTRE
DEUSDEDIT OLIVEIRA FILHO RA = 263876
FRANCISCA MARIA P SILVA RA = 274995
MARIA ALZEMIRA V ABREU RA = 269089
DANILO DA SILVA ROCHA RA = 282442
JOSE LUCAS LOPES A SILVA RA = 283321
Teresina, 25 de setembro de 2013.
Sumário
INTRODUÇAO 3
ETAPA 1 4
O QUE É QUALIDADE?COMO ESSE CONCEITO SE ALTEROUAO LONGO DOS TEMPOS? 4
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE 5
OS PRINCIPAIS GURUS DA ADMINISTRAÇÃO 7
Walter Shewhart 7
Armand V. Feigenbaum 7
W. Edwards Deming 7
Joseph M. Juran 7
Philip B. Crosby 8
Kaoru Ishikawa 8
Genichi Taguchi 8
Tom Peters 9
Shigeo Shingo 9
OS 8 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE 9
ETAPA 2 11
GESTÃO DA QUAIDADE TOTAL (TQM) 11
CICLO PDCA 14
ETAPA 3 14
CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE 14
CEP 15
ETAPA 4 18
PROCESSO DE MELHORIA NA GESTÃO DA QUALIDADE 18
KEAIZEN: O MODEO DE MEHORIA JAPONES 19
CONSIDERAÇOES FINAIS 21
REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS 22
ANEXO 23
INTRODUÇAO
O conceito de qualidade engloba um campo muito vasto que se tentará delimitar conforme pedido na ATPs. Apresentaremos uma visão geral das funções da logística e da administração de materiais e, de que maneira podem ser utilizadas para proporcionar vantagem competitiva. A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos ou serviços em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes ao menor custo possível.
ETAPA 1
O QUE É QUALIDADE?COMO ESSE CONCEITO SE ALTEROUAO LONGO DOS TEMPOS?
Qualidade esta ligada, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz, aliás, em tudo o que se faze não apenas no que se tem como consequência dissoou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares não possuem relação custo/benefício e etc.Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000, e outras.
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.
Por outro lado, os métodos estatísticos continuavam tendo importância, bem como as técnicas tradicionais de inspeção e medições. Contudo, o sistema da qualidade passou a incluir o desenvolvimento de novos produtos, a seleção de fornecedores e o atendimento aos clientes. . Assim, a questão da qualidade passou a ser vista não mais como uma simples forma de prevenir defeitos e diminuir perdas Mas como uma maneira de agregar valor aos produtos, diferenciando-se da concorrência e tomando a dianteira no mercado.
A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e em vários outros países do mundo.
A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os
...